Imposto Sobre Transações Digitais e Dividendos e os Destaques da Seman

 | 07.08.2020 15:55

h4 Panorama Semanal de 3 a 7 de julho*

Entre os principais fatos da semana na economia, destacam-se: a definição quanto à aprovação do pacote trilionário nos EUA; os números do emprego por lá; a redução pelo Copom da taxa básica de juros no Brasil, a Selic, para 2% ao ano; e os debates acerca da reforma tributária e do polêmico imposto sobre transações digitais. 

Em Comissão Mista no Congresso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu o imposto de 0,2% sobre transações digitais e classificou de “maldade” e “ignorância” chamar a proposta de nova CPMF. Segundo Guedes, que discursou a favor do corte de gastos, a reforma não vai aumentar a carga tributária. Ele também falou de privatizações e disse que apresentará proposta de tributar dividendos. Sobre a possível ampliação do auxílio emergencial até dezembro, disse que não há recursos suficientes para manter o valor de RS$ 600. 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, apoiou a manutenção do teto dos gastos. 

O plenário do Senado aprovou o projeto que limita os juros dos cartões de crédito e cheque especial em 30% ao ano enquanto durar o estado de calamidade pública. O governo é contra a medida, alegando que pode gerar distorções no sistema financeiro. A proposta segue para a Câmara dos Deputados.

Indicadores importantes divulgados esta semana pelo IBGE foram a inflação, a taxa de desemprego e a produção industrial. A inflação de julho, medida pelo IPCA, fechou em 0,36%, percentual acima das expectativas. E a taxa de desemprego subiu para 13,3% no trimestre encerrado em junho. 

Com o retorno à produção fabril em unidades que estavam paralisadas devido à pandemia, a atividade industrial do país registrou alta de 8,9% em junho, a maior taxa desde junho de 2018. Em março e abril, a queda do setor foi de 26,6%.

Na política, a crise predominante é no Ministério Público, com o agravamento de críticas de procuradores contra o procurador-geral, Augusto Aras, em questões com o foco na autonomia e na Lava-Jato.

Sobre as vacinas contra Covid-19, a Fiocruz disse que deve começar a produzir em dezembro, após ter assinado acordo com o laboratório britânico AstraZeneca, que garante 100 milhões de doses da vacina da Universidade de Oxford. No mundo, uma discussão que vem gerando polêmica é a concentração da oferta nos países ricos. E a Novavax anunciou resultados animadores em estudos preliminares. 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Nos EUA, democratas e republicanos se comprometeram a chegar a um acordo sobre o novo pacote de ajuda econômica. 

Por lá, a criação de vagas de emprego desacelerou bastante em julho, reacendendo dúvidas quanto ao ritmo e à força de recuperação da economia americana. Foram 1,763 milhão de vagas, após 4,791 milhões no mês anterior. A taxa de desemprego caiu para 10,2%. 

E a Microsoft (NASDAQ:MSFT) tenta superar impasse sobre compra do aplicativo TikTok nos EUA, com o envolvimento do presidente Donald Trump, que quer banir o aplicativo chinês do país – em mais uma etapa do embate comercial entre as duas potências.

A semana foi marcada pela explosão no porto de Beirute no Líbano, com centenas de mortos, milhares de feridos e destruição por toda a parte da capital libanesa. A origem da tragédia, que pode ter sido causada por negligência no armazenamento de material explosivo, está sendo investigada.

No pregão desta quinta-feira, o dólar fechou em alta de 0,93%, cotado R$ 5,342. O Ibovespa teve alta de 1,29%, para 104.125 pontos.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 7/8, às 9h30.+

/h4

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações