Incertezas Com a Variante Ômicron Continuam Pesando sobre os Mercados Globais

 | 02.12.2021 07:49

h2 Ásia

As bolsas asiáticas fecharam sem direção nesta quinta-feira, após um dia turbulento em Wall Street, enquanto os investidores tentavam prever o impacto da variante ômicron do coronavírus sobre a economia.
.
O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,55%, fechando em 23.788,93 pontos.

Na China Continental, o composto de Xangai caiu 0,09%, para 3.573,84 pontos e o Shenzhen Component caiu 0,20%, para 14.765,56 pontos.

O Nikkei do Japão caiu 0,65%, fechando em 27.753,37 pontos, enquanto o índice Topix caiu 0,54% para 1.926,37 pontos.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 1,57%, encerrando a sessão em 2.945,27 pontos.

Na Austrália, o S & P / ASX 200 caiu 0,15%, para 7.225,20 pontos. As empresas de serviços financeiros pesaram sobre o benchmark, assim como as gigantes de recursos naturais e mineração. BHP caiu 0,9%, Fortescue Metals Group (ASX:FMG) recuou 0,2% e Rio Tinto Ltd (ASX:RIO) perdeu 1,5%, enquanto as produtora de petróleo Oil Search Ltd (ASX:OSH), Santos Ltd (ASX:STO) e Woodside Petroleum Ltd (ASX:WPL) fecharam em queda de 0,8%, 1,3% e 2,1%, respectivamente.

O superávit comercial da Austrália em outubro ficou em 11,22 bilhões de dólares australianos (cerca de US $ 7,97 bilhões) em uma base ajustada sazonalmente, de acordo com dados oficiais, ante expectativas de um superávit de 11 bilhões em dólares australianos em outubro.

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão foi negociado 0,59% maior.

h2

EUROPA/h2

As bolsas europeias recuam na quinta-feira, com persistentes preocupações com a variante ômicron pesando sobre a recuperação global, após a Organização Mundial de Saúde classificar como uma “variante de preocupação”. A OMS disse na quarta-feira que pelo menos 23 países de cinco entre as seis regiões da OMS relatarem casos de ômicron e espera-se que esse número cresça. O organismo mundial também observou que as hospitalizações estão aumentando na África do Sul, o primeiro país a relatar a variante, mas disse que ainda é muito cedo para saber se a variante ômicron está causando um aumento nos casos graves de Covid-19.

O pan-europeu Stoxx 600 cai 1,37% nas negociações do meio da manhã, com as ações de tecnologia e viagens liderando as perdas.

O alemão DAX 30 cai 1,21%, CAC 40 recua 0,99%, o FTSE MIB da Itália perde 0,88%. Na Península Ibérica, o IBEX 35 cai 1,13% na Espanha e o PSI 20 de Portugal perde 0,66%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,64%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) cai 1,7%, Antofagasta (LON:ANTO) cai 1,9%, BHP Group (LON:BHPB) (SA:BHPG34) perde 0,2% e Rio Tinto (LON:RIO) opera em baixa de 0,6%. As produtoras de petróleo BP PLC (LON:BP) e Royal Dutch Shell PLC Class A (AS:RDSa )(NYSE:RDSa) sobem 0,6% e 0,9%, respectivamente.

Os principais produtores de petróleo, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, conhecidos como OPEP+ reúnem-se nesta quinta-feira para decidir os níveis de produção, uma vez que a recuperação da demanda de energia sofre um revés com a descoberta da nova variante do coronavírus que causa o COVID-19 .

h2

EUA/h2

Os futuros dos índices de ações dos EUA sobem nas negociações matinais de quinta-feira, após uma queda na quarta-feira em Wall Street após o CDC confirmar o primeiro caso da variante ômicron nos EUA.

O mercado acionário americano começou o mês de dezembro da mesma forma que terminou em novembro, com bastante volatilidade. O Dow Jones Industrial Average oscilou quase 1.000 pontos. Durante a sessão regular de quarta-feira, o Dow caiu 1,34%, para 34.022,04 pontos. No início da sessão, o benchmark chegou a avançar 521 pontos, ou alta de 1,5%. O S&P caiu 1,18%, fechando em 4.513,04 pontos, devolvendo um ganho inicial de cerca de 1,9%. O Nasdaq Composite caiu 1,83%, para 15.254,10 pontos após ser negociado em alta de 1,8%.

A reviravolta ocorreu depois que o presidente do Fed, Jerome Powell, disse em seu segundo depoimento ao Congresso que espera que as autoridades discutam a possibilidade de um cronograma de redução gradual do programa de compras mais rápida na reunião deste mês, alegando que "a economia está muito forte e as pressões inflacionárias estão mais altas e portanto, é apropriado considerar encerrar a redução das nossas compras de ativos, que de fato anunciamos na reunião de novembro”.

Mas as vendas aceleraram ainda mais depois que o CDC confirmou que a variante ômicron chegou aos Estados Unidos, com o primeiro caso sendo confirmado na Califórnia. Embora o eventual surgimento de um caso nos EUA fosse amplamente esperado, comentários do especialista em saúde pública, Dr. Anthony Fauci, tiraram o vento das velas do mercado, que estava desfrutado de um tom mais otimista no início da quarta-feira. As ações relacionadas às viagens foram especialmente afetadas.

Os EUA anunciaram novas restrições de viagem, entre elas, a exigência de que todos os passageiros de voos internacionais sejam testados para a COVID um dia antes de seu voo e estenderam a exigência de uso de máscara em todos os voos domésticos e transporte público até 18 de março. As multas permanecerão o dobro de seus níveis iniciais por descumprimento da exigência, começando em US $ 500 e indo até US $ 3.000 para infratores reincidentes.

Na agenda econômica, os números iniciais dos pedidos de seguro-desemprego serão divulgados na quinta-feira, às 10h30, com economistas esperando uma leitura de 240.000. A leitura anterior mostrou que 199.000 desempregados pediram o auxílio primeira vez, o menor desde novembro de 1969.

O relatório da ADP melhor do que o esperado na quarta-feira, mostrou que a folha de pagamento do setor privado aumentaram 534.000 em novembro, acima dos 506.000 esperados. Esse dado antecede o relatório de empregos de novembro que será divulgado na sexta-feira.

Ainda na quarta-feira, a última compilação do Livro Bege do Fed mostrou que a economia estava crescendo a um ritmo moderado em novembro. Segundo a pesquisa, os preços subiram a um ritmo de moderado a robusto, com aumentos de preços generalizados entre setores da economia.

Uma constelação de autoridades do Fed devem promover discursos nesta data, incluindo Raphael W. Bostic do Fed de Atlanta, vice-presidente do Fed para supervisão bancária Randal Quarles, Thomas I. Barkin do Federal Reserve de Richmond, Mary Daly do Fed de San Francisco, assim como a secretária do Tesouro Janet Yellen.

h2

Índices futuros - 7h30/h2

Dow Jones Futuros: +0,84%
SP500: +0,59%
Nasdaq 100 Futuros: +0,31%

h2

Commodities/h2

MinFe Dailan: 3,10%
Brent: +2,04%
Petróleo WTI: +2,14%
Soja: +0,31%
Ouro: -0,48%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

/h2

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações