Incertezas Sobre a Vacina Para Covid-19 e os Destaques da Semana

 | 23.10.2020 12:02

Panorama Semanal de 19 a 23 de outubro*

A covid-19 e a Vacina

Anunciada pelo Ministério da Saúde, a intenção de compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac, produzida pela Sinovac com o Instituto Butantan, gerou polêmica no governo. Após críticas, o presidente Jair Bolsonaro disse que a vacina não será comprada. “Já mandei cancelar, o presidente sou eu”. O ministro Pazuello acatou.

Além da saúde pública e de questionamentos sobre a procedência chinesa, objetivos eleitorais, envolvendo o governador de SP, João Doria, também entraram em campo nesse debate.

As divergências quanto à obrigatoriedade de se tomar vacina, quando houver, foi outro assunto de destaque. Bolsonaro defende a não obrigatoriedade no país.

A notícia da morte, por Covid-19, de um voluntário dos testes da vacina de Oxford repercutiu no noticiário. A vítima é um jovem médico, de 28 anos, que, no entanto, estava no grupo que tomou placebo, segundo uma fonte.

A Europa voltou a ser o epicentro da pandemia de Covid-19, com muitos países adotando ainda mais restrições. Apesar do número de casos, o número de mortes diminuiu.

Pacote de estímulos e eleições nos EUA

Nos EUA, pouco se move em relação ao pacote de estímulos. A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, se disse esperançosa de um desfecho ainda esta semana. Na quinta-feira, ela falou em “tentativa séria” e disse que o acordo está “quase lá” , o que animou os investidores.

A cerca de 10 dias da eleição, democratas e republicanos divergem quanto ao valor do pacote.

Na quinta-feira aconteceu o último debate – mais equilibrado, menos agressivo – entre o presidente americano Donald Trump e o ex-vice-presidente Joe Biden.

Economia e política

Na economia norte-americana, destaque para o Livro Bege – que indicou um ritmo lento da economia americana – e para o processo antitruste que o Departamento de Justiça abriu contra o Google (NASDAQ:GOOGL).

A China registrou crescimento de 4,9% no terceiro trimestre. O dado, porém, é menor que os 5,3% esperados.

No Brasil, o IBGE divulgou que o número de desempregados cresceu 33% na pandemia. A taxa de 14% em setembro representa que 13,5 milhões de brasileiros estavam sem trabalho.

A arrecadação federal cresceu 1,97% no mês, chegando a R$ 119,8 bilhões.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

E o senador Chico Rodrigues, flagrado com dinheiro na cueca, pediu licença por 121 dias.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa registrou alta de 1,36% no fechamento, a 101.917 pontos. O dólar recuou 0,36% para R$ 5,59.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

  • Dados atualizados até as 9h de 23/10.
 

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações