Indicadores Asiáticos Decepcionam; PIB Americano

 | 28.02.2018 10:40

Mercados Globais

Dia de queda nas bolsas asiáticas e europeias após a divulgação, surpreendentemente negativa, de alguns indicadores da China e Japão; o que se soma ao peso que o discurso de Powell deixou sob os mercados globais, que agora contemplam uma quarta alta da taxa de juros nos Estados Unidos. Os mercados se surpreenderam somente no período de perguntas e respostas ao presidente do Fed, que em um tom mais hawkish, se mostrou bastante otimista com o crescimento econômico e com a meta da inflação. Veja as bolsas globais:

Principais bolsas

Um dos principais motivos para as quedas, como já mencionado, foi o desempenho dos indicadores asiáticos. O Japão registrou sua maior queda da produção industrial desde 2011 (devido ao tsunami, em março), uma variação negativa de 6,6%. As vendas no varejo também caíram, registrando uma queda de 1,8% (três vezes pior do que o esperado). Na China, tanto o PMI industrial como o de serviços decepcionaram. Veja no gráfico abaixo, o efetivo vs expectativa:

PMI Industrial Chinês

Nos Estados Unidos, os futuros registram uma leve alta, exprimindo o sentimento otimista com o crescimento econômico. Lembrando que o PIB americano será divulgado ainda hoje às 10:30.

Brasil

No mercado local, além do resultado da Vale (SA:VALE3), o destaque fica por conta da PNAD contínua. A taxa de desemprego do Brasil encerrou o trimestre de novembro de 2017 a janeiro de 2018 em 12,2%, o que equivale a 12,7 milhões de desempregados. A taxa de desemprego apresentou uma estabilidade, assim como o rendimento médio real habitual (R$ 2.169). Veja o quadro do IBGE, apresentando taxas anteriores de desemprego:



Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

No mercado abriu em linha com o exterior, e sente ainda a queda da Vale. O resultado da Vale, afetado por ajustes contábeis (ou impairment) e variações cambiais, veio próximo, mas levemente abaixo, das expectativas do mercado.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações