Indicadores Técnicos sobre Imaturidade do Mercado

 | 12.09.2018 09:57

Um debate típico de graduandos em economia que gostam de finanças é o de técnicas de investimento. Enquanto o estágio no banco de investimentos não chega, discute-se o que se usaria na hora: análise técnica ou fundamental . Esse debate já foi citado aqui, onde sugiro que em criptoativos não há grandes fundamentos no mercado atual e que a depender do ativo a análise técnica não se sai mal. Entretanto, por mais que não haja grandes fundamentos, isso não significa que entender as premissas do mercado seja inútil.

Acompanhar indicadores “fundamentais” pode ser de grande utilidade para quem segue o mercado. Entretanto, qual o comportamento fundamental do mercado? Por agora, há pouca distinção feita pelo mercado entre as tecnologias e preços não parecem seguir informações como “setores”. Um exemplo é que não há grandes distinções na correlação entre ativos além de Bitcoin vs Altcoins, como pode ser visto nesta semana. Outro elemento considerável é um meme como Dogecoin estar subindo enquanto projetos sérios caem: o que explica esse movimento?

Um forte indicador sobre uma criptomoeda é o quanto ela é procurada no Google (NASDAQ:GOOGL) Trends. De acordo com várias pesquisas, o hype a respeito de um criptoativo puxa seus preços. Uma breve inspeção no Google Trends mostra que a maior parte dos criptoativos tem um pico em dezembro de 2017; a Dogecoin, que subiu recentemente, teve um aumento em buscas no Google recentemente. As buscas foram motivadas por uma retomada no desenvolvimento do criptoativo , com inovações que sinceramente parecem interessantes.