Inflação Alta É Novidade para Metade da População dos EUA

 | 20.04.2022 10:18

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

  • Inflação nos EUA está nas máximas de várias décadas
  • IPC da zona do euro em níveis recordes
  • Nível de equilíbrio da inflação pode ter subido de patamar

Na semana passada, os dados da inflação, mais uma vez, foram os maiores em uma geração e meia. Creio que seria útil começarmos a descrever o que estamos vendo em unidades de “gerações”, na medida em que “41 anos” me parece um tanto quanto inadequado.

A última vez em que a inflação geral atingiu 8,5% ou mais aqui nos EUA foi em 1981. A última vez em que a inflação básica atingiu 6,5% ou mais foi em 1982. O índice de preços ao consumidor (IPC) médio nunca ficou tão alto quanto os 4,91% deste mês, pois a sucursal do Fed em Cleveland só começou a computá-lo em 1983. Quando vimos pela última vez uma inflação como essa, Mohammed Ali ainda lutava boxe e a AT&T (NYSE:T) (SA:ATTB34) se chamava Ma Bell. Ainda circulavam pelas ruas carros DeLorean. Thriller, de Michael Jackson, não havia sido lançado.

Se nada disso faz sentido para você, obrigado – esse é exatamente meu ponto. A inflação virou assunto de velho nos EUA. Literalmente, metade de todos os americanos vivos hoje nunca viu uma inflação tão alta. (Fonte: Censo dos EUA).

Tampouco esse estertor econômico se restringe aos norte-americanos. O IPC na zona do euro (ZE), nascida em 1999, encontra-se em níveis recordes e a inflação no Reino Unido medida pelo IPC médio é maior do que nos EUA e na ZE (confira no gráfico abaixo da Bloomberg).