Inflação de agosto no Brasil e os próximos passos do Banco Central

 | 12.09.2023 15:56

A taxa de inflação medida pelo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)  em agosto registrou um aumento de 0,23%, elevando a alta acumulada no ano para 3,23%, enquanto a variação nos últimos 12 meses atingiu 4,61%. Neste mês, seis dos nove grupos de produtos e serviços monitorados apresentaram aumento de preços. Destacam-se os setores de Saúde e Cuidados Pessoais, com uma elevação de 0,58%, e Transportes, com um aumento de 0,34%.

No contexto dos principais fatores que influenciaram a inflação do mês, merece destaque a elevação de 4,59% nos preços da energia elétrica residencial, impulsionada pelo término da incorporação do bônus de Itaipu. Além disso, a gasolina teve uma alta de 1,24%, e os preços de automóveis novos subiram 1,71%, ambos contribuindo para o aumento dos preços no grupo de Transportes.

Por outro lado, o grupo de Alimentação e Bebidas (-0,85%) continuou a apresentar queda, mantendo a tendência dos últimos três meses. Essa queda, em grande parte, se deve ao recuo nos preços da alimentação no domicílio, com uma diminuição de 1,26%. Destaque especial para a carne bovina e o frango, cujos preços caíram, em grande parte relacionado a fatores de oferta.