Inflação elevada causa Instabilidade nas empresas de tecnologia

 | 01.11.2022 13:15

Vemos ao redor do planeta grandes potências econômicas realizando adequações em suas taxas de juros para conter a inflação e enfrentam a sombra da recessão.

A Zona do Euro atingiu o recorde de alta na inflação conforme a economia desacelera, chegando a 10,7%. Os Estados Unidos sofre com a redução de capital disponível circulante, impactando diretamente o lançamento de startups de tecnologia e o desenvolvimento da área no Vale do Silício.

Para colocarmos todos na mesma página, em grande parte das vezes as empresas de tecnologia fazem a captação de recursos no mercado para investir e financiar seus projetos. Desta forma, as empresas precisam de recursos antecipados, e os investidores colocam dinheiro antes de ver o resultado. Com a alta dos juros o financiamento acaba se tornando mais caro e isso impacta diretamente o valuation das empresas, o que prejudica a capacidade financeira da empresa no curto e médio prazo.

Sobre os dados de balanço, na semana anterior a empresa Snap (NYSE:SNAP) (BVMF:S1NA34) registrou uma receita mais fraca do que o esperado, fazendo com que suas ações derretessem no mercado. Os dirigentes da empresa informaram que os números são reflexo de uma economia retraída e mudanças na plataforma.

O relatório da Meta (NASDAQ:META) (BVMF:M1TA34) trouxe ainda mais cautela para o mercado de publicidade online. Hoje a maior parte da receita da empresa é por anúncio e publicidade e está sendo atingida por fatores externos como a atualização de privacidade de fabricantes de celulares e temores de uma possível recessão, impactando diretamente a campanhas de marketing e publicidade das empresas.

Indo na contramão do mercado, a gigantesca Apple (NASDAQ:AAPL) (BVMF:AAPL34) divulgou resultados que superaram as expectativas dos analistas de Wall Street sobre receita e lucro por ação, aumentando sua receita em 8% durante o trimestre. O CEO da empresa ainda disse que poderia ter alcançado uma receita maior, na casa de dois dígitos caso o dólar não estivesse tão estressado no mundo, em forte movimento de alta, que acaba impactando as vendas.

Já os resultados da Netflix (NASDAQ:NFLX) (BVMF:NFLX34)surpreenderam o mercado e vieram acima do esperado, com o aumento do número de assinantes em 2,41 milhões. Inclusive, algumas semanas atrás eu escrevi um artigo sobre a Netflix: "Não se preocupe, NETFLIX ainda é um case de sucesso".

Em épocas de assimetria são os melhores momentos para aportar e ganhar dinheiro no mercado financeiro, principalmente em um mercado tão forte e em ascensão como o de tecnologia.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações