Inflação não deve desaparecer tão cedo nos EUA

 | 18.11.2022 14:14

Os mercados ficaram eufóricos com o último índice de preços ao consumidor nos EUA, que veio abaixo do esperado na semana passada. Embora o indicador tenha mostrado que a inflação pode estar desacelerando, é preciso ressaltar que se trata de apenas uma medida de inflação, enquanto outras estimativas estão mostrando algo completamente diferente. Portanto, apesar da euforia com as forças desinflacionárias evidenciadas no IPC, qualquer conclusão definitiva pode ser prematura.

As expectativas de inflação baseadas no mercado afundaram desde o início de novembro, acentuando a queda após o IPC. Mas as expectativas de inflação baseadas no consumidor estão em alta, com base nas pesquisas da Universidade de Michigan e do Fed de Nova York.

h2 Expectativas de inflação baseadas no mercado podem estar na direção errada/h2

Desde o início de novembro, as taxas de inflação implícita de cinco anos recuaram de cerca de 2,7% para em torno de 2,35%. É uma queda significativa em um curto espaço de tempo. Isso levanta a dúvida sobre se o mercado não teria se adiantado rápido demais em relação à queda da inflação.