Inflação nos EUA pode estar caindo mais rápido do que o Fed imagina

 | 16.08.2023 10:59

Os próximos dados de inflação nos EUA serão cruciais para os passos seguintes do Federal Reserve e seu mantra de “juros mais altos por mais tempo”. A inflação no país já caiu bastante desde o pico, mas ainda não é suficiente para o banco central americano mudar de ideia e parar de subir as taxas, muito menos para começar a baixá-las.

A instituição diz que só vai cortar os juros se a inflação convergir para a sua meta de 2%, mas também pode iniciar a flexibilização se a economia desacelerar demais ou se os bancos voltarem a apresentar problemas.

Mas, e se disséssemos o índice de preços ao consumidor (IPC) já está perto de 2% neste momento? A expectativa para a política do Fed continuaria a mesma?  

O artigo a seguir mostra como o relatório de inflação do IPC apresenta distorções por causa do seu principal componente: os preços da habitação.

h2 Há uma desconexão no mercado?/h2

O mercado de títulos mostra nervosismo com a possibilidade de que a queda nos preços seja passageira. Como mostramos abaixo, as expectativas de inflação para os próximos 5 anos subiram desde o final de março.

O aumento não é muito alarmante, mas está deixando alguns investidores de títulos de longo prazo com medo de que a inflação já tenha passado do ponto mais baixo.

Em sua visão, podemos entrar em um período de preços mais altos por muito tempo. No mesmo período destacado abaixo, os juros dos títulos do Tesouro dos EUA com vencimento em 10 anos subiram de 3,40% para 4,20%.