Inflação: O trabalho ainda não acabou

 | 09.11.2023 16:35

Um fato amplamente comprovado e frequentemente ignorado por muitos economistas (e bancos centrais) é que a inflação resulta do crescimento do estoque de dinheiro acima do crescimento econômico real. Ponto final.

MV=PQ

Isso não torna a previsão da inflação fácil, mas pelo menos permite fazer previsões direcionais corretas quando, por exemplo, o estoque de dinheiro aumenta 25% em um ano, em vez de afirmar que a inflação nesse caso é “transitória”.

No entanto, eu sei que muitas pessoas se desinteressam quando alguém menciona essa equação, pensando que se trata de uma disputa ideológica entre monetaristas e keynesianos. Então, deixe-me mostrar alguns dados. Lembre-se de que há erro de medição nas estatísticas da oferta de dinheiro, do PIB real (especialmente) e dos preços. 

E, como eu já escrevi antes, mudanças bruscas em M podem causar um impacto de curto prazo na velocidade até que Q e P possam se ajustar - minha analogia do ‘trailer preso por uma mola’. Mas, com o tempo, um movimento de choque na velocidade se torna menos relevante (e se reverte, que é o que estamos vivenciando), e então esperaríamos pela simples álgebra ver que uma boa estimativa da mudança no nível de preços é dada por M/Q. É mesmo?

Primeiro, deixe-me compartilhar um dos meus gráficos favoritos de uma Revisão Econômica do Federal Reserve. Eu uso isso há anos.