Inflação pode vir acima das expectativas nos EUA esta semana e afetar ações

 | 08.01.2024 10:00

Esta semana será marcada pelos relatórios do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e do Índice de Preços ao Produtor (IPP) nos EUA, previstos para o final da semana.

PROMOÇÃO DE ANO NOVO: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor1”

Além disso, três leilões do Tesouro norte-americano também estarão no radar. Isso segue uma semana anterior de dados robustos, que sugerem que a economia americana está resistindo bem.

Atualmente, a previsão de crescimento do PIB do Bloomberg Economics projeta uma expansão de cerca de 2,3% no quarto trimestre, o que é mais lento do que os cerca de 5% registrados no terceiro trimestre, mas ainda assim uma taxa de crescimento respeitável.

Junto com uma taxa de inflação de cerca de 3%, o crescimento nominal ainda está em torno de 5%. Novamente, é um nível saudável.

Dado um crescimento nominal de 5%, acredito que será difícil ver o Federal Reserve (Fed, banco central americano) cortar as taxas tão agressivamente quanto o mercado precificou.

Até o terceiro trimestre, o crescimento anual do PIB nominal ainda estava acima da taxa dos fundos federais e, mesmo com um crescimento nominal de 5% no quarto trimestre, os juros futuros e o crescimento seriam quase iguais.

Somente quando a taxa básica estiver 0,5% a 1% acima do crescimento nominal é que a pressão descendente é exercida sobre a economia, e as chances de recessão parecem aumentar.