Inflação Vai Mudar Totalmente a Forma de Investir. Cuidado com Ela!

 | 14.04.2022 13:55

Nesta semana, os EUA publicaram os dados de inflação de março. O resultado foi uma alta de 1,2 por cento, acumulando uma inflação de 8,5 por cento em doze meses.

É a inflação mais alta dos últimos 40 anos, alterando completamente a forma que o americano estava pensando a respeito da dinâmica dos preços.

Os dados têm gerado polêmica entre os economistas. Alguns acreditam que o efeito é temporário e não demanda uma resposta austera do Banco Central, já outros acreditam que é uma fantasia achar que a inflação será dominada sem uma alta consistente das taxas de juros.

James Bullard, um dos diretores do Fed, fez um artigo no Financial Times esta semana dizendo que a única forma de brecar o avanço dos preços é por meio do desaquecimento da demanda e da redução da atividade. E isso requer uma pronta resposta do Fed.

“Chegar à taxa de juro neutra não vai ser suficiente.” – diz ele.

A inflação não é um problema apenas americano. Países ao redor do globo estão sentindo o peso do aumento generalizado nos preços.

A tabela a seguir mostra como os números preocupam, até mesmo em países desenvolvidos que não tiveram pressões inflacionárias há décadas, como Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos.