Dólar: Invasão aos poderes em Brasília terá efeito no câmbio

 | 09.01.2023 06:00

O mercado não gosta de incertezas. Conforme os cenários vão se desenhando, o câmbio se acomoda. Porém, a cada decisão importante para a economia, impostos, reformas, nomeações, ou tumultos, existem reações no câmbio e aqui no Brasil são sempre exacerbadas. Os juros nos EUA impactam aqui, a crise na Europa também, a economia chinesa pesa bastante, pois somos exportadores de commodities e eles são nosso principal cliente. Ou seja, se a demanda cresce por lá é bom para nós. Na semana passada o que falou mais alto aqui foi a política. E pelo jeito nesta também será.

Para formar a taxa de câmbio aqui temos vetores internos e externos, conforme descrevi acima.

O alívio do risco doméstico na semana veio na sexta-feira passada, após a reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os ministros, e levou a divisa americana a encerrar a semana em queda de 0,83% em relação ao real. O dólar à vista fechou a semana cotado a R$ 5,2363. Nesta semana a coisa deve iniciar com os atos em Brasília puxando a taxa do dólar por aqui. No mínimo teremos uma volatilidade.

Um crescimento menor do que o esperado dos salários médios por hora no payroll dos Estados Unidos foi um sinal de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) pode adotar uma política monetária menos dura à frente. Bom para o real. Porém, esse vetor já influenciou na sexta-feira. Para hoje, não creio que vá impactar. O que pode ocorrer é não deixar a moeda norte-americana valorizar tanto assim por aqui.

Ontem, o cenário político foi de caos com manifestantes, que conseguiram furar o bloqueio montado pelas forças de segurança e pela Polícia Militar do Distrito Federal e invadiram Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal. Agora é aguardar para ver a repercussão disso.

Hoje no calendário do Brasil, teremos o boletim Focus, que é divulgado tradicionalmente as segundas-feiras. Na Europa teremos a taxa de desemprego e a confiança do investidor.

Bons negócios, excelente semana e muito lucro a todos! Pelo menos que possamos aproveitar as janelas de oportunidade para realizar lucros, já que a coisa aqui está bastante tensa!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações