Investidores Botam o Pé no Freio na Espera de Dados Importantes

 | 03.04.2013 07:32

ÁSIA:

A maioria das principais bolsas na Ásia fecharam em queda nesta quarta-feira, enquanto Dow Jones e S&P 500 Index fecharam em níveis recordes nos EUA. Analistas informam que investidores asiáticos estavam tomando uma postura cautelosa antes de eventos importantes, incluindo a Reunião do Banco Central Europeu e dados de emprego dos EUA na sexta-feira.

S&P/ASX 200 da Austrália terminou com uma perda de 0,6%, apesar de abrir em alta e Kospi da Coreia do Sul recuou 0,2%. Na China, Hang Seng de Hong Kong fechou 0,1% menor em um dia agitado, enquanto o índice Xangai Composite também perdeu 0,1%, frente a um fim de semana de quatro dias para os mercados do continente chinês.

Na contramão, Nikkei do Japão terminou 3% maior, após queda de 1,1% na sessão anterior. Os fabricantes de automóveis foram destaques de alta em Tóquio. Toyota Motor ganhou 3,8%, Honda Motor subiu 4,6%, Nissan Motor avançou 3,9%, Mazda Motor disparou 6,5% e Fuji Heavy Industries adicionou 4,3%, apesar de relatórios dizendo que terá que fazer recalls em 200 mil Subarus.

As grandes montadoras japonesas tiveram fortes vendas nos EUA em março, com destaque para a Honda, que desfrutou de um aumento de 7,1%, em meio a popularidade de seus modelos Acura. Em compensação, no mercado mercado chinês em março, as vendas da Nissan caíram 17% ante o ano anterior, enquanto os da Toyota recuaram 12% e Honda diminuíram 7%, segundo Dow Jones Newswires.

O dólar avançou frente ao iene, voltando ao nível de ¥93, ajudando muitos dos exportadores. Toshiba subiu 2,7%, após uma leve perda na terça-feira, NEC terminou com um ganho robusto de 6,1% e Fujitsu subiu 2,7%, porém, nem todo mundo se beneficiou do câmbio. Panasonic recuou 2,2%, enquanto Sharp mergulhou 5,7%, com boatos de que as empresas estão planejando uma emissão de ações para fortalecer suas finanças.

Setor financeiro teve uma sessão volátil, mas terminou com ganhos, frente a decisão do BoJ na quinta-feira, a primeira com Haruhiko Kuroda como presidente, com os mercados esperando por medidas de facilitação da política monetária. Mizuho Financial subiu 1%, Shinsei Bank subiu 3,2% e Credit Saison avançou 3,8 % após o Barclays atualizar as ações para "overweight".

Em Hong Kong, as ações oscilavam entre ganhos e perdas, beneficiadas pelas pesquisas, tanto a versão do HSBC do PMI, cujos números apontaram para mais uma alta em seis meses, em 54,3 de março, quanto a versão oficial do PMI de serviços que subiu para 55,6 em março, ante 54,5 do mês anterior, ajudaram o sentimento do mercado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As ações da Lenovo subiram 1,5% e Foxconn International avançou 0,7%. Analistas acreditam ainda existir crescimento no setor de serviços da China, o que é positivo, mas a fraqueza do setor de recursos, pesou sobre os mercados de Hong Kong. Aluminum Corp of China recuou 0,7% e Jiangxi Copper caiu 1,1%. A produtora de ouro Zijin Mining caiu 2% depois do ouro, em Nova York, ser negociado em baixa, estendendo as perdas durante pregão asiático.

Na Austrália, as mineradoras também pesavam sobre o mercado. Rio Tinto perdeu 2%, Fortescue Metals caiu 3,4%, Alumina recuou 2,8% e Newcrest Mining perdeu 3%. Em Seul, STX Offshore & Shipbuilding recuou no limite diário de queda, caindo de 15%, após a empresa informar que pediu a seus credores, apoio financeiro devido a preocupações com liquidez.

A fraqueza da bolsa sul-coreana veio com o aumento das tensões em relação com o Norte comunista, que barrou centenas de sul-coreanos de entrar em um complexo industrial conjunto. O The Wall Street Journal informou que a Coréia do Sul está buscando a aprovação dos EUA para produzir seu próprio combustível nuclear, após a Coréia do Norte anunciar que planeja reiniciar todas as atividades de seu principal complexo nuclear.

EUROPA: As bolsas europeias caem, com os investidores cautelosos frente à eventos importantes mais para o final da semana, tais como reuniões, tanto do Banco Central Europeu, quanto do Banco da Inglaterra na quinta-feira, cuja expectativa é pela manutenção de suas taxas de juros, apesar dos dados fracos na região do euro, o que aumenta a expectativas de como o BCE agirá para impulsionar a economia.

A principal razão para o BCE de manter as taxas inalteradas é que ela ainda espera a economia melhorar no médio prazo. Ainda hoje, a pesquisa ADP de emprego, considerada ser um importante indicador, será indicativa para os dados de emprego dos EUA devidos na sexta-feira.

O índice Stoxx Europe 600 cai 0,11%, apagando em parte da alta de 1,3% de terça-feira. Destaques no pan-índice para as ações de empresas de telecomunicações como a Telecom Italia, que recua 3,00%, após UBS cortar a empresa de "comprar" para "vender", enquanto France Télécom perde 3,6% , depois que o banco cortou a classificação de "neutro" para "vender".

Na Alemanha, DAX 30 e CAC 40 da França recuam. No Reino Unido, FTSE 100 também cai, com as ações da Vodafone recuando 2,3%, depois de subir para seu maior nível em cinco anos na terça-feira, baseadas nas notícias de que as americanas Verizon Communications e AT&T iriam fazer uma oferta de aquisição.

Verizon disse na terça-feira que não tem planos de fusão para a empresa de telecomunicações do Reino Unido, embora afirme que continua interessada em comprar a participação de 45% da Vodafone na Verizon Wireless.

Empresas de mineração também postam grandes perdas, acompanhando os preços dos metais em queda. As ações da Randgold Resources perdem 2,6%, BHP Billiton cai 1,8% e Anglo American recua 1,7%. Rio Tinto recua 1,8%, com boatos de que a mineradora colocou a venda, participações em várias minas australianas de carvão. A empresa não quis comentar sobre o assunto.

AGENDA DE HOJE:

EUA:
09h15 - ADP Employment de Março (número de postos de trabalho no setor privado dos Estados Unidos);
11h00 - ISM Services de Março (índice baseado em pesquisas com 400 empresas não industriais, em 60 setores em todo o país e é um termômetro do setor de serviços dos Estados Unidos).
12h30 - Relatório de Estoques de Petróleo.

AGENDA DA PRÓXIMA SESSÃO

EUROPA: Decisão da Reunião do Banco Central Europeu de abril, para deliberar sobre os rumos da política monetária na Zona do Euro; Final Services PMI (nível de atividade de serviços na Europa).
ALEMANHA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
REINO UNIDO: Halifax HPI (índice de Preços de Unidades Residenciais); Producer Price Index (PPI) (índice de Preços ao Produtor e importante indicador de inflação); Decisão da Reunião do Banco da Inglaterra de Março, para deliberar sobre os rumos da política monetária no Reino Unido.
EUA: 10h30 - Initial Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego); 12h30 - Discurso do Presidente do FED Ben Bernanke.

ÍNDICES MUNDIAIS (7h20):

ÁSIA
Austrália: -0,56%
Nikkei: +2,99%
Hang Seng: -0,14%
Xangai Composite: -0,11%

EUROPA
London - FTSE: -0,44%
Paris Cac 40: -0,18%
Frankfurt - Dax: -0,14%
Madrid IBEX: -0,62%
Milão MIB 40: -0,55%

COMMODITIES
BRENT: -0,25%
WTI: -0,25%
OURO: -0,44%
COBRE: -0,71%
NÍQUEL: -1,28%
SOJA FUTURO: -0,32%
ALGODÃO FUTURO: +0,54%

INDICES FUTUROS
Dow: +0,09%
SP500: +0,16%
NASDAQ: +0,11%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações