Investidores de Treasuries Mantêm Foco no Fed e Ignoram Inflação

 | 06.07.2021 11:01

Publicado originalmente em inglês em 06/07/2021

Os investidores dos títulos públicos americanos ( ) não demonstram preocupação com a inflação e estão mantendo os rendimentos bem contidos. Tudo indica que aceitaram o argumento das autoridades do Federal Reserve de que a recente alta da inflação será transitória.

As taxas de equilíbrio derivadas da diferença entre o rendimento dos treasuries convencionais e dos indexados à inflação atingiram o pico em maio e passaram a cair desde então. A taxa de equilíbrio de dois anos foi a mais alta no pico, aproximando-se de 3%, seguida da de cinco e dez anos, que quase atingiram 2,5%.

Entretanto, o gráfico de projeções e a mediana de previsões divulgados com a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), em meados de junho, surpreenderam os investidores, haja vista que a maioria dos membros do Fomc estimou duas elevações de juros até o fim de 2023, quando sua previsão anterior era apenas em 2024 para o primeiro aumento.

h2 Receio de uma inflação mais alta?/h2

Como sugeriu um analista, as autoridades do Fed podem estar receosas de deixar a inflação subir por um período maior, independente de quão flexíveis queiram ser.

Isso pode ajudar a explicar o declínio do rendimento da nota referencial de 10 anos do tesouro americano na sexta-feira, quando o relatório de empregos mostrou a criação de 850.000 postos de trabalho, acima das expectativas do mercado.