Investidores dos EUA Podem Recorrer aos Mercados Emergentes para Melhores Retornos

 | 03.01.2019 04:16

por Natalie Erlich

Depois de Wall Street sofrer suas piores perdas anuais em uma década, os investidores que buscam melhores retornos podem finalmente voltar suas atenções aos mercados emergentes, que continuam muito baratos em comparação com as ações norte-americanas.

"Acreditamos que os mercados emergentes estão sobrevendidos”, declarou James Ashley, diretor de estratégia de mercados internacionais do Goldman Sachs Asset Management, em uma reunião realizada em Cingapura. “Podemos considerar isso como uma boa oportunidade de entrada”.

Os mercados emergentes oferecem aos investidores um clássico cenário de “alto risco/alto retorno”. As nações emergentes, que incluem países como Rússia, Índia, Taiwan e Brasil, representam 40% da produção econômica mundial, mas apenas 12% do valor do mercado global, e à medida que as nações em desenvolvimento fazem a transição de uma economia baseada em agricultura e commodities para a indústria e a tecnologia, a expectativa é que a oportunidade cresça ainda mais.

Mas o nível de risco deve ser levado em consideração. O Índice de Mercados Emergentes da MSCI registrou perdas de mais de 16% em 2018 de maneira geral, e os mercados acionários da Turquia, China e África do Sul também tiveram seus piores desempenhos anuais em uma década. Em um cenário mais otimista, as ações da Rússia, que tiveram seu último pregão na sexta-feira passada, terminaram o ano com valorização de 12%.