Dicas de Investimentos: As Bolsas Sobem, Assim Como o Medo

 | 14.06.2021 16:40

Esses dias comentei no meu Instagram que, com o dólar arrefecendo para os 5 reais, haveria uma oportunidade para começar a investir no exterior. Disse aquilo de forma genuína, até porque é exatamente o que venho fazendo para o meu patrimônio.

Mas o investidor tem medo. Isso mesmo, você leu certo. Com as bolsas subindo até as máximas, também parece estar crescendo o pavor de alguns investidores de estarem investindo antes de uma correção.

É neste momento que o pavor cresce; arrisco dizer até que ele é quase diretamente proporcional à quantidade de perguntas sobre a existência de “bolhas” nos mercados financeiros.

Esse é um receio legítimo e não é restrito somente aos investidores novatos. Esses dias estávamos discutindo eu, o André Zonaro e o Cesar Crivelli (ambos colegas de Nord) se seria a hora de reduzir posições, dados os níveis de preço atuais.

Há muitas ações que estão sendo negociadas a preços que, para justificar o valuation atual, é necessária a conquista (também) de Marte. Do outro lado, bradam aos quatro ventos notícias de um superaquecimento na economia americana e a necessidade de uma ação mais enérgica dos mercados – o que seria terrível para os mercados.

Com tudo isso em mente, é natural ter um pé atrás para investir no momento. Ainda que o racional possa fazer sentido (e acho que faz mesmo), ele pressupõe que nós temos alguma clarividência em relação a se o mercado vai corrigir ou não.

A verdade é que não temos – pelo menos eu ainda não recebi a minha bola de cristal para consultar os próximos 12 meses de retorno do S&P 500 (ou os 6 números da Mega-Sena).

Brincadeiras à parte, a questão primordial de toda essa discussão é: deveríamos ficar presos extensivamente ao market timing?

h2 A crença no market timing/h2

A ideia do market timing é que os investidores sabem o momento correto de comprar ou vender algum investimento. Em bom português, seria a capacidade de acertar o ponto máximo das ações para vendê-las e o ponto mínimo para comprá-las.

Eu entendo o racional, afinal, todos nós somos bombardeados diariamente com propagandas de youtubers e vendedores de curso dizendo que ganham dinheiro adivinhando os movimentos do mercado.

Ainda que as pessoas vendam essa ideia, isso está longe de ser o que definirá o seu sucesso no mundo dos investimentos. Vou provar isso para você hoje, de uma vez por todas. Não só vamos testar essa ideia de market timing, mas levá-la ao absurdo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A estratégia vai consistir em você ter um poder divino e, através dele, conseguir identificar os pontos de mínimo da bolsa. Enquanto esse momento não chega, o investidor poupará 100 dólares no mês. Quando ele encontrar esse ponto, vai alocar todo o caixa nele (sinalizado, no gráfico, pelos pontos azul-claro).

O resultado está abaixo: