Investimentos: As métricas de risco e retorno que utilizamos NÃO são suficientes!

 | 18.01.2024 06:00

Olá, Pessoal. Hoje o assunto que quero compartilhar com vocês é profundo, um tanto quanto opaco e, na verdade, busca muito mais a compreensão dos limites do nosso conhecimento do que a exposição do conhecimento em si. Como pesquisador, aprendi que não saber os limites do nosso conhecimento é perigosíssimo e pode levar a conclusões extremamente falsas, de modo que, portanto, o “saber que não sei” se torna conhecimento relevante que pode, dentre outras coisas, impedir perdas e frustrações. Este texto poderia ser aplicado a diferentes áreas do conhecimento humano, mas, claro, vou procurar sempre me ater à área de investimentos. Com isso em mente, vamos lá, então?

PROMOÇÃO DO INVESTINGPRO: Tenha 10% de desconto adicional na promoção de Ano Novo, que já possui preços até 50% OFF. Use o cupom "INVESTIR" para o plano Pro+ anual ou “investirmelhor1” para o plano Pro+ 2 anos. Apenas até 31 de janeiro!

Imagine que Antonio, Bruna e Carla realizaram investimentos muito semelhantes em 2023, com o mesmo perfil de risco e rentabilidade projetada. Após doze meses, eles tiveram as seguintes rentabilidades mensais (observe com atenção a tabela abaixo):