Investimentos e Arboterapia: Abrace 'Árvores' em Tempo de Pandemia

 | 14.07.2022 14:57

Em algum momento de suas andanças pelo mundo dos investimentos, você deve ter se deparado com as expressões top-down e bottom-up.
 
Elas refletem dois pontos de vista distintos entre onde começa e onde termina um exercício analítico.
 
Você pode começar de cima (macro) e terminar embaixo (micro). Por exemplo, constatar o gargalo na oferta mundial de petróleo e buscar uma ação de oil & gas para se posicionar nisso. 
 
Ou pode privilegiar as vantagens comparativas de um negócio específico, independente de estar chovendo lá fora (ex. formidável prévia 2T22 de Iguatemi (BVMF:IGTI3), com anti-inadimplência).

  • Top-down e bottom-up de fato ajudam a organizar raciocínio. Mas, pessoalmente, prefiro outro tipo de analogia, que tem a ver com árvores e florestas.
     
    Existem pessoas que são boas em enxergar detalhes nas árvores, e existem pessoas que contemplam a holística das florestas.
     
    Geralmente, essas duas pessoas não são a mesma pessoa, e não há hierarquia alguma entre elas.
     
    Não podemos dizer que é melhor enxergar árvores, nem que é melhor contemplar florestas.
     
    Porém, toda equipe de análise que alimente a louca ambição de bater o mercado precisa contar com representantes das duas classes de visão.
     
    Eu não sou muito bom com os detalhes nas árvores. Dependo sobremaneira do Richard e do Ruy para me ajudar com isso. Sem eles, eu morreria de fome, pois frutos dão em árvores, não dão em florestas.
     
    E como posso ajudá-los em troca?
     
    Por meio de alguns lugares comuns, que sempre correm o risco de serem interpretados como expressões de niilismo.
     
    Contra fluxo, não há fundamentos.
  • Nada é mais perene do que uma inflação temporária.
  • Nada é mais temporário do que um Banco Central behind the curve.
  • Brasil é, e sempre foi, uma grande fazenda. Governo ruim com commodities indo bem pode ser preferível a governo bom com commodities indo mal.
  • Venda ao som do canhão (antes dos canhões) e compre ao som do violino (antes dos violinos).
  • O que parece barato em deslocamento na curva é, na verdade, caríssimo em deslocamento da curva.
     
    Entre o top-down e o bottom-up, ficamos por enquanto com o bottom-down. É o que temos para esta quinta-feira.
     
    Quando você achava que o pior problema do mundo era o calor do CPI americano, chineses começam a suspender pagamentos de hipotecas sobre obras inconclusas.
     
    Pode uma árvore pegar fogo sem que o incêndio se alastre por toda a floresta?

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações