IPCA-15: Expectativa pela Selic e Votação da PEC dos Precatórios Influenciam Dólar

 | 26.10.2021 23:41

Com os dados do IPCA 15 de outubro (1,20%) vindo acima do esperado e com a variação positiva do dólar no exterior frente às divisas dos países emergentes (a exceção foi o Rand Sul-Africano), o dólar fechou a sessão de ontem cotado em alta de 0,32% a R$ 5,5734.A alta acumulada em outubro é de 2,34%.

Aqui pesa muito a incerteza do mercado em relação ao desarranjo fiscal e político, influenciando diretamente na taxa do dólar.

Após o início da reunião do Copom, hoje teremos a definição da nova taxa de juros (Selic) .Mercado aposta em uma alta de no mínimo 150 pontos levando a taxa ao patamar de 7,75%. Como disse o ministro da Economia Paulo Guedes na sexta -feira: "se o fiscal ultrapassa o teto, cabe ao BC correr também com a taxa de juros a fim de trazer a inflação pra dentro da meta em 2022".

Se por um lado os juros mais altos tornam o Brasil mais atrativo para os investidores estrangeiros, que veem a possibilidade de ganharem dinheiro com o carry trade (diferença entre as taxas de juros internas e externas), por outro lado também limita o crescimento econômico com alguns dos players do mercado já apontando para uma possível recessão em 2022.

Provavelmente hoje também teremos a votação na Câmara da PEC dos Precatórios, trazendo uma mudança na regra de cálculo do teto dos gastos, visando abrir mais espaço no orçamento para o programa Auxílio Brasil, prioridade do Centrão e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que visa aumentar a sua popularidade.

No exterior, preocupa o aumento de casos de Covid-19 na China com mais províncias sendo isoladas para tentar conter o contágio .

Na Europa, o aumento da inflação preocupa os investidores que já veem como certo o começo da retirada dos estímulos pelo BCE .

Nos EUA, saíram ontem os dados da confiança do consumidor americano com resultado acima do previsto, mostrando que sua economia apesar dos percalços continua em ascensão.

Bom dia e bons negócios a todos !!!


Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações