IPO da Petz É um Bom Negócio?

 | 27.08.2020 20:33

Olá investidores,

Vamos falar um pouco do IPO da PETZ (SA:PETZ3). Quem quiser saber a recomendação veja também o vídeo e baixe o relatório.

1-ANÁLISE MICROECONÔMICA:
Para entender o relacionamento humano com os animais, é analisado o termo humanização, que pode ser entendido como as atitudes e as práticas dos donos que farão seus pets serem parte da família, como se fossem uma pessoa. Este processo de humanização pode ser visto com maior ênfase nas práticas de consumo dos donos, na compra de peças de roupas, acessórios e quaisquer adornos que distinguirão seus animais dos demais (PESSANHA; PORTILHO, 2008).

O número de pets nos lares brasileiros não para de crescer. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 140 milhões de animais de estimação nos lares do país. Esse é um mercado em franco crescimento no mundo e, no Brasil, um dos mercados que mais cresce e que de acordo com o estudo feito pelo Grupo GS&Gouvêa de Souza, especialista em mercado de varejo e consumo brasileiro, apontou que o mercado pet deve faturar cerca de R$ 20 bilhões até o final de 2020.

De acordo com a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o ramo que mais fatura no segmento é o de alimentação, sendo responsável por 70% do Mercado Pet, e novidades nesse setor podem ser grandes oportunidades para a expansão dos produtos para o mercado internacional, que sempre procura por inovações.

O consumo do setor, abrange todas as classes sociais, diferenciando-se apenas na quantidade dispendida com os produtos. É um segmento que cresce anualmente e tem expectativa continua, por cada vez mais ser maior a quantidade de lares que tenham pelo menos um animal. O mercado é procurado para oferecimento de alimentos e produtos que proporcionarão o inter-relacionamento do dono e do animal direta ou indiretamente.

Há uma mudança na estrutura das famílias brasileiras, com casamentos mais tardios e, consequentemente, a escolha pela maternidade mais tardia, com uma redução no número de nascimentos de bebês, de acordo com dados do IBGE. A combinação destas tendências leva a uma redução do tamanho das famílias, com o aumento de interesse por pets e da disponibilidade financeira para mantê-los.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Soares e Medeiros (2014) apresentam, em análise amostral, que 82% dos consumidores do mercado pet são mulheres, enquanto 18% são do gênero masculino, podendo ser explicado pelo desenvolvimento maior da região do cérebro responsável pela afetividade e por questão emocional de ter um animal doméstico ser próximo de se ter um filho, até então não programado

A demanda é praticamente inelástica, ou seja, uma mudança significativa de preço (P) provoca pouca mudança na demanda, dizemos que o produto é insensível ao preço. Isso costuma acontecer com produtos ditos "essenciais".