IPO do Uber: o Evento Mais Aguardado do Mercado em 2019 Está Chegando

 | 16.04.2019 05:16

Após anos de expectativa e intermináveis especulações, finalmente a mais aguardada oferta inicial de ações (IPO, em inglês) deste ano está a caminho. Com a divulgação do registro S-1 da Uber na última sexta-feira, as ações da empresa, que oferece serviços de motoristas particulares e está sediada em São Francisco, devem começar a ser negociadas em algum momento do próximo mês. A expectativa é que seja um dos maiores IPOs dos últimos tempos.

Nos últimos anos, a Uber (NYSE:UBER) virou pelo avesso o mercado de transporte convencional, ao permitir que qualquer pessoa interessada se tornasse um motorista de taxi, simplesmente se cadastrando no site ou no aplicativo da companhia. O empreendimento ganhou popularidade entre os usuários – tanto motoristas quanto passageiros – mas colocou o Vale do Silício em chamas, de onde recebeu bilhões em financiamento e capital temporário voltado a startups.

De acordo com a Reuters, a Uber deseja arrecadar cerca de US$ 10 bilhões com o IPO. Quando fizer isso, a empresa terá a honra de ter feito o sétimo maior IPO de todos os tempos nos Estados Unidos. Se tudo sair conforme o plano, a gigante do compartilhamento de corridas deve valer cerca de US$ 100 bilhões – uma capitalização de mercado inédita em IPOs desde a estreia do Alibaba (NYSE:BABA) em 2014.

h2 Principais métricas/h2

Embora o registro S-1 da Uber ultrapasse as 200 páginas, surpreendentemente ele contém pouca informação sobre as métricas da companhia. Para seu importantíssimo número de “usuários”, a Uber fornece algo chamado “consumidores mensalmente ativos na plataforma”, ou MAPCs na sigla em inglês.