IPO de Viveo: "Mamãe, Quero Mais Margem"

 | 24.03.2021 13:52

h2 "Quero ser disruptiva"

Como todo IPO, Viveo (VVEO3) tem um “prospecto patinete”. Não falta nada, temos: disruptiva, tech, ESG, ecossistema, crescimento, aquisições etc. Poderíamos até jogar bingo de negócios (business bingo) com os nomes da moda.

Vou te confessar: É preciso ser muito cética para não ser convencida pelo canto doce dos banqueiros no prospecto, mas o negócio de Viveo é, na verdade, bem simples: Viveo é uma distribuidora de materiais e equipamentos médico-hospitalares que quer ser Pharma.

Faz todo o sentido. As margens de Pharma são muito maiores, e o mercado paga múltiplos muito mais elevados. Afinal, "a população vai envelhecer e gastar muito mais com medicamentos e produtos médicos".

Soa familiar? O mercado adora essas histórias…

h2 "Queria ser dominante na distribuição"/h2

A Viveo, hoje, ajuda na gestão da enorme complexidade dos hospitais –  são cerca de 12 mil SKUs (tipos de produtos) utilizados diariamente.

Distribuição de materiais cirúrgicos, higiene e proteção pessoal representam cerca de 28 por cento da receita líquida da Viveo. A distribuição de medicamentos e vacinas, bem como a logística da cadeia representam os demais 72 por cento da receita líquida da companhia.

Cerca de 98 por cento dos leitos privados do Brasil já são atendidos pela Viveo, mas o mercado de distribuição ainda é bastante pulverizado; os doze maiores players representam cerca de 64 por cento das vendas.

A Viveo é dominante na distribuição. Com apenas 7 por cento do market share no mercado de distribuição, ela fatura 4x mais que seu concorrente mais próximo.

h2 "Eu queria só cumprir prazos"/h2

A Viveo nasceu da indignação de Carlos Alberto Mafra, até então vendedor de soro de uma empresa do ramo hospitalar, com os atrasos nas entregas de seus clientes. Não cumprir com os prazos combinados era inadmissível para Carlos.

Eis que, em 1996, decidiu fundar sua própria empresa, a Mafra Cirúrgica. Em 2010, adquiriu a Fundação BSB Hospitalar. Em 2017, Carlos achava que crescer mais lhe daria vantagens competitivas (Carlos queria mais margem). O fundo DNA Capital injeta capital e eles avançam nas aquisições.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em 2018, sem conseguir aumentar margens na distribuição, Viveo muda a estratégia e decide verticalizar para a fabricação de materiais médicos – com a Cremer (SA:CREM3) (20 por cento da receita total) sendo a maior aquisição. Em 2021, finalmente, após 10 aquisições e reorganização, a companhia se organizou sob o nome de Viveo.