IPO Rede D'Or: Ação Para Quem Busca Crescimento!

 | 02.12.2020 08:06

h2 HISTÓRIA DA REDE D'OR (SA:RDOR3)

Fundada em 1977 no Rio de Janeiro, como Cardiolab, a Companhia opera a maior rede independente de hospitais privados do Brasil, composta por 51 hospitais próprios, um hospital sob administração e 32 projetos de hospitais em desenvolvimento, licenciamento ou construção, distribuídos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Maranhão, Paraná e Ceará e no Distrito Federal. A Companhia também opera a maior rede de clínicas oncológicas do Brasil, composta por 39 clínicas estrategicamente localizadas ao longo do território brasileiro. Além disso, a Companhia se dedica à operação de laboratórios de análises clínicas e de imagem, bem como unidades de diálise, contando, com 11 laboratórios e 53 unidades de diálise, das quais 51 funcionam nos próprios hospitais da Companhia, e 2 funcionam em um ambiente externo.

A Rede D’Or São Luiz também investe inovação e pesquisa clínica, por meio do IDOR – Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, fundado em 2010.

h2 DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA/h2

A maior parte dos hospitais da Rede d’or se concentra na região sudeste, no Rio de Janeiro e São paulo, com 36 hospitais, são 10 hospitais na região nordeste, 4 no Distrto Federal e 1 no Paraná, conforme podem verificar no mapa abaixo.

Já as clínicas oncólogicas, também se concentram na região Sudeste com 28 clínicas, 10 clínicas na região Nordeste, 5 no Distrito Federal e 1 em Tocantins.

Já o número de hospitais cresceu a uma taxa anual de 12,5% de 2014 a 2019 e de 2019 a 2020 já atingiu 13,3%. Fruto da estratégia de aquisições nos últimos anos.

Já os números de leitos também apresenta crescimento desde 2014, com crescimento de 11,6% e, a taxa de ocupação vem subindo ao longo do tempo.

A estratégia de aquisição da Companhia concentra-se em hospitais localizados em mercados de saúde urbanos, com condições demográficas e econômicas favoráveis e onde, normalmente, os operadores privados de planos de saúde dominantes dispõem de sólida credibilidade financeira. Desde 2007, a Companhia aumentou de forma significativa o volume dos seus negócios e o número de hospitais que opera, especialmente por meio da aquisição de 39 hospitais.

h2 VANTAGENS COMPETITIVAS/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Vamos listar as principais vantagens competitivas da companhia:

  • A Companhia é líder no mercado hospitalar privado brasileiro, com a maior rede independente de hospitais privados do Brasil. Uma reputação em mais de 40 anos pelo Sr. Jorge Moll – fundador e acionista controlador da Companhia reflexo da excelência no atendimento ao paciente, da oferta de serviços de saúde seguros, eficientes, confiáveis e inovadores, da utilização de tecnologia médica de ponta, da qualidade dos médicos que prestam serviços em seus estabelecimentos. Em 2020, reconhecida como empresa da década!!
  • Com relação ao nível de satisfação de seus pacientes em diferentes produtos e serviços oferecidos, a Companhia atingiu, em 30 de setembro de 2020, a melhor pontuação consolidada de NPS (Net Promoter Score) – métrica utilizada medir a satisfação de clientes – histórica da Companhia, sendo uma pontuação geral de 67 pontos e, para a rede Star, segmento premium da Companhia, uma pontuação de 89 pontos.
  • PODER DA MARCA: As marcas da Companhia são amplamente reconhecidas e adquiriram, de forma orgânica e bem-sucedida ao longo de poucas décadas, a confiança dos clientes nos mercados nos quais a Companhia atua. Como exemplo, as principais marcas dos hospitais da Companhia – as marcas “D’Or” e “Perinatal”, na cidade do Rio de Janeiro, a marca “São Luiz”, na cidade de São Paulo, a marca “Star”, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, a marca “Esperança”, na cidade de Recife, a marca “Santa Luzia”, na cidade de Brasília, a marca “UDI”, na cidade de São Luís, as marcas “São Rafael” e “Aliança”, na cidade de Salvador, a marca “São Lucas”, na cidade de Aracaju, a marca “Santa Cruz”, na cidade de Curitiba, e a marca “São Carlos”, na cidade de Fortaleza – possuem uma longa tradição e são amplamente reconhecidas em seus respectivos mercados geográficos como sinônimos de qualidade.
  • Modelo de negócio de larga escala, com bons e sólidos relacionamentos com operadoras de planos privados de assistência à saúde e a comunidade médica.
h2 ANÁLISE MICRO E MACROECONÔMICA/h2

Vamos fazer uma análise setorial ou microeconômica: Rede D’or opera no mercado hospitalar brasileiro, que é altamente fragmentado, com mais de 4 mil hospitais, o que possibilita à companhia ganhar Market share através de crescimento orgânico e/ou por meio de novas aquisições. Então resumindo, temos uma empresa líder do setor que está fazendo oferta primária para captar os recursos e capturar todo o potencial de crescimento que tem a empresa.

De acordo com dados públicos extraído do DATASUS, que é o departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil, os cinco maiores operadores independentes de hospitais do Brasil (incluindo privados e sem fins lucrativos) detinham, em conjunto, em 30 de setembro de 2020, menos que 3,5% dos leitos operacionais no Brasil, o que mostra a fragmentação.

Ademais, trata-se de um mercado que além de pulverizado, tem forte barreira a entrada, devido ao alto custo da montagem e operação do hospital, além de uma regulação que exige do hospital uma série de pré condições e requisitos mínimos. Rede D’or tem excelência na negociação com fornecedores e operadores de plano de saúde, que são seus clientes. Esses sólidos relacionamento com operadoras de planos privados de assistência à saúde e a comunidade médica foi construído ao longo de anos e pelos serviços premium que são oferecidos pela maior rede de hospitais.

O setor de saúde no Brasil cresce bem mais que a média dos outros setores da economia, é um setor perene e fundamental.

Vamos adentrar na análise macroeconômica, no quesito envelhecimento da população especificamente:

“Segundo a demógrafa do IBGE, Izabel Marri, a partir de 2047 a população deverá parar de crescer, contribuindo para o processo de envelhecimento populacional – quando os grupos mais velhos ficam em uma proporção maior comparados aos grupos mais jovens da população. A relação entre a porcentagem de idosos e de jovens é chamada de “índice de envelhecimento”, que deve aumentar de 43,19%, em 2018, para 173,47%, em 2060” (Revista Retratos do Brasil, n 16, fev 2019, IBGE, p 22).

Então temos um grande envelhecimento da população brasileira e cada vez é maior a necessidade do cliente(operador de plano de saúde) de hospitais com qualidade e que sejam premium no Brasil e tenha um nível de satisfação tão grande do usuário, conforme o NPS.

Sobre a oferta e a recomendação e outros detalhes, é necessário assistir o vídeo e baixar o relatório feito gratuitamente.

Até a próxima,

Marcelo Levy

ANALISTA PLENO CNPI EM 2141

/h2

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações