Itaú: A Maior Fintech do Mundo?

 | 31.07.2019 08:53

O Itaú (SA:ITUB4) divulgou ontem, após o fechamento do mercado, resultados bem em linha com o esperado.

Lucro líquido recorrente de "módicos" 7 bilhões de reais, +10 por cento em relação ao 2T18. ROE (retorno sobre patrimônio) se manteve em enormes 23,5 por cento.

A carteira de crédito do banco ficou só +6 por cento maior (quase o CDI). O banco continua focando na pessoas físicas (+14 por centro) e PMEs (+19 por cento) e saindo de grandes empresas (-1,8 por cento) - afinal, as taxas para PF e PME são bem maiores.

As grandes empresas que procurem o banco de investimento do Itaú (o maravilhoso BBA) para emitir títulos de crédito ao mercado.

O destaque positivo do trimestre foi, justamente, a performance do BBA - os ganhos com a tesouraria surpreenderam para cima.

Destaque negativo, receita com serviços crescendo só +3,5 por cento - REDE puxando os resultados para baixo, cuidado Cielo (SA:CIEL3). Como em Cielo, a receita de adquirência caiu 21 por cento, mais receitas e menos lucros.

Mas, para o mercado, nada disso importa. Importa somente se os bancos serão disruptados pelas Fintechs. E ITUB vem com novidades neste ponto.

Itaú já anunciou que pretende se transformar em fintech antes que as fintechs se transformem em Itaú - temos 26 bilhões de reais de lucros em disputa aqui.

Com despesas sob controle, crescendo só +3 por cento, o banco anunciou programa de demissão voluntária que pode reduzir o quadro em 6,9 mil pessoas (de 90 mil).

Esperem mais 6,9 mil Agentes Autônomos de Investimento surgindo no mercado (brincadeira). Mas começou a Uberização do Itaú - menos funcionários CLT, menos agências, menos burocracia e mais fintech.

Sim, existe o risco de que as fintechs mordam os lucros (ENORMES) de Itaú. Mas, como diria Buffett, pensemos em probabilidades (preço).

A 11x lucros, crescendo +10 por cento ao ano e pagando os maiores dividendos dos bancos no mundo, ITSA é barata demais para o Investidor de Valor .

Compre a maior fintech do mundo. Compre ITSA4 (SA:ITSA4).

Acompanhe muito mais no Twitter: @BruceBarbosa88, no FB: BruceBarbosaOficial e LinkedIn: BruceBarbosaOficial

Publicação Original

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações