Itaúsa (ITSA4): O que significa o pagamento de frações de ações de bonificação?

 | 04.01.2023 11:10

A Itaúsa (BVMF:ITSA4) comunicou a seus acionistas que as frações de ações, resultantes da bonificação aprovada pelo conselho de administração, foram agrupadas em números inteiros e vendidas na B3 (BVMF:B3SA3), em leilão realizado em 23 de dezembro.

Antes de entrar no pagamento de frações de ações de Itaúsa, vamos abrir um breve parêntese.

Isso porque é importante ampliar seu conhecimento sobre os diversos tipos de proventos no mercado financeiro.

O que é bonificação de ações?/h2

A bonificação é um dos tipos de proventos que uma empresa pode distribuir aos seus acionistas. Diferentemente dos dividendos, que são pagos em dinheiro, na bonificação o pagamento é realizado por meio de novas ações de emissão da companhia.

Qual a vantagem da bonificação de ações?/h2

A distribuição de novas ações não é obrigatória por lei, no entanto, como os dividendos, é um “agrado” voluntário da empresa que beneficia principalmente seus acionistas, mas que também favorece a liquidez de seus papéis no mercado.

Como funciona?/h2

A bonificação de ações é feita em uma determinada proporção de acordo com um número “x” de papéis detidos pelos acionistas. Caso o percentual a ser pago para um acionista não resulte em um número inteiro, a fração é somada a outras e vendida a mercado para que, posteriormente, o pagamento seja feito em dinheiro.

Exemplo prático:

Vamos pensar em uma empresa que anunciou uma bonificação da ordem de 10%. Se o acionista A possui um lote padrão (100 ações), ele é bonificado com 10 novos papéis. Porém, se o acionista B possui 105 ações, ele também é bonificado com 10 papéis e o 0,5 que ele deveria receber é somado com outras frações e leiloado.

Frações de ações da Itaúsa/h2

No caso de Itaúsa, a empresa anunciou em novembro de 2022 a emissão de aproximadamente 882 milhões de ações para bonificar seus acionistas.

Os novos papéis foram distribuídos na proporção de 10%, ou seja, para cada 10 ações o investidor receberia 1 ação.

As “sobras” dessa distribuição foram agrupadas em números inteiros e resultaram em cerca de 292 mil ações, que foram leiloadas no dia 23 de dezembro de 2022.

O valor apurado no leilão (aproximadamente R$ 2,5 milhões) será dividido proporcionalmente entre os acionistas, de acordo com suas posições.

De acordo com a Itaúsa, os valores serão disponibilizados aos acionistas em 06 de janeiro de 2023, com base na posição acionária em 10 de novembro de 2022.

Devo declarar bonificação?/h2

Sim. A bonificação de ações possui o benefício da isenção fiscal, mas, como os dividendos, precisa ser registrada na declaração anual de Imposto de Renda.

Caso o investidor venda os papéis bonificados, eles ainda precisarão ser declarados e, se a operação foi feita com lucro e acima de R$ 20 mil, o Darf mensal também será necessário.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações