Pós-Bitcoin: a Busca Por Uma Inovação Descentralizadora e Privativa

 | 15.03.2019 10:46

Recentemente li o livro “The Bitcoin Standard” de Saifedean Ammous e, apesar de ter achado o livro algo inocente no que tange economia e maximalista demais para um livro que se propõe discutir teoria monetária por uma perspectiva da escola austríaca de economia, há um ponto muito importante do livro que passa por secundário numa primeira lida. O autor, Saifedean Ammous, relaciona o fim do padrão ouro com a concentração bancária e sua estrutura física. Tendo uma localização geograficamente determinada, governos podem exercer pressão em bancos, regulando e exercendo formas diversas de política monetária. Ammous considera isso um problema do padrão ouro e sugere que o Bitcoin resolve a questão.

Entretanto isso também é uma falha considerável em qualquer criptomoeda sob mineração com placas ASIC. Há, atualmente, grandes núcleos de mineração geograficamente concentrados em locais de baixo custo de energia elétrica. Inclusive, de acordo com o medidas contrárias às privacy coins no ano passado. Evidentemente, corrupção e sonegação são ruins, mas há soluções melhores que simplesmente retirar incentivos para privacidade financeira, algo tão importante na vida de todos nós que nos interessamos por transferências bancárias sem intermediários e a menor custo.

Dessa maneira, a fungibilidade de uma criptomoeda não depende apenas de sua tecnologia e irreversibilidade de blockchain. Ela depende, também, de ser difícil destruir a rede ou impor custos à validação de novas transações. Não é uma “escolha” do Monero ser ASIC-resistant, é fundamentalmente uma questão de sobrevivência de seu projeto a longo prazo. Houve um hard fork há dois dias na rede da Monero que derrubou a hash rate em 70%. Houve também, um aumento na concentração do mercado posto que ainda não há muitos nodes usando a nova tecnologia de mineração. O jogo de ser ASIC-resistant não é fácil e envolve esses problemas de curto prazo, porém é fundamental para a Monero. No atual momento, não acredito que possa haver ASIC-resistant de maneira frutífera, mas reconheço que a estratégia do time de desenvolvedores da Monero é a melhor possível e -- agora falando como entusiasta de tecnologia mais do que investidor -- espero que consigam uma solução, posto que é impossível garantir privacidade e descentralização real sem essa inovação.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações