JBS (JBSS3) : Cilada ou sacada de mestre?

 | 13.07.2023 09:05

Muito tem se falado recentemente sobre o repentino movimento de alta referente às ações da JBS (BVMF:JBSS3), que nessa quarta-feira chegou a subir mais de 9%. 

Esse movimento se deu pela percepção de viabilidade e vantagem para o negócio com a proposta de Dupla Listagem das ações da empresa. 

Vale lembrar que manobras desse tipo tendem a trazer maiores perspectivas de crescimento e ampliam as oportunidades do negócio. A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo e anunciou oficialmente sua intenção de realizar uma dupla listagem de suas ações, que nesse caso pretende listar tanto na bolsa de valores de São Paulo (B3 (BVMF:B3SA3)) quanto na bolsa de Nova York (NYSE). 

E sem dúvidas esse tipo de operação tende a despertar grande interesse no mercado financeiro, especialmente de grandes investidores, o que, consequentemente, se reflete em uma entrada firme de fluxo comprador e na alta do papel. Para explicar tudo isso que está acontecendo, primeiramente você precisa saber como pretendem conduzir essa "dupla listagem". No caso da JBS, a empresa utilizará recibos de depósito de ações (BDRs) para viabilizar essa dupla listagem. 

Os BDRs são instrumentos financeiros que representam uma participação acionária e permitem que os investidores tenham acesso às ações de empresas estrangeiras em seu próprio país. O principal interesse desse processo se dá pelo fato de que a JBS está buscando ampliar sua capacidade de investimento e competição no mercado global, de acordo com o que foi informado pela própria empresa. Com a entrada na NYSE, a empresa terá acesso a uma nova fonte de financiamento para novos investimentos e aquisições e ganhar uma excelente visibilidade mundial. 

Vale lembrar que a NYSE é reconhecida como a maior bolsa de valores do mundo em termos de capitalização de mercado das empresas listadas e abriga as principais companhias dos Estados Unidos e do mundo inteiro. Além disso, por ter suas ações listadas na NYSE, a JBS também será elegível para participar de índices de ações renomados, como o Russell 3000 e o Russell 1000, o que tende a atrair investidores que seguem esses índices como pauta de relevância, referência e credibilidade. 

Obviamente, agora também surgiram algumas dúvidas que podem até ser o seu caso. Como ficarão as ações aqui no Brasil? A JBS manterá suas ações listadas na B3 por meio dos BDRs, e teremos todo um processo que se dará até 2026 para que o investidor minoritário possa converter seus BDRs em ações na NYSE. 

Uma operação desse tipo demanda uma série de exigências e critérios ao longo do tempo, e o próximo passo do processo é que a proposta precisará ser aprovada pelos acionistas minoritários da Companhia, além de diversas autorizações regulatórias necessárias para a validação, como a aprovação da admissão à negociação das ações na NYSE, do programa de BDRs na B3 e do registro de emissor estrangeiro da JBS N.V. pela CVM e pela B3. 

Como eu disse anteriormente, os acionistas da JBS terão a oportunidade de possuir ações negociadas na NYSE. Inicialmente, os acionistas minoritários receberão BDRs lastreados nas ações Classe A da JBS N.V. (Holanda), que poderão ser convertidos em ações diretamente negociadas na NYSE, obedecendo aos critérios para negociação em bolsa americana. 

No geral, a dupla listagem das ações da JBS representa uma estratégia para ampliar as perspectivas e oportunidades de investimento da empresa. Com a listagem na NYSE, a JBS poderá acessar novos mercados, obter financiamento adicional e atrair investidores globais. Um ponto importante é que essa operação não resultará em mudanças significativas na estrutura operacional da empresa e manterá a presença da JBS no mercado brasileiro por meio dos BDRs na B3. 

Sem dúvida, com toda essa validação, a empresa passará a responder a uma série de exigências, não só à CVM aqui no Brasil, mas também à SEC nos Estados Unidos de forma mais criteriosa, que é um órgão regulador por lá. Toda essa estratégia traz, sem dúvida, uma maior transparência e veracidade, inclusive quanto à prestação de informações e números operacionais/financeiros do negócio e de toda a sua operação mundial. 

E eu, particularmente, acredito que seja sim algo muito positivo para o negócio, embora a empresa ainda tenha muito que provar pra ser um excelente case de oportunidade de investimento no setor.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Sidney Lima

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações