Juros Maiores e Crescimento Menor nos EUA: Mercado Não Entendeu a Mensagem?

 | 24.09.2021 11:01

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com.

A última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), em 22 de setembro, emitiu uma veemente mensagem: a trajetória da política monetária americana mudaria de uma posição de afrouxo para um aperto quase totalmente inesperado.

Durante a coletiva de imprensa, ficou claro que, a menos que haja uma grande decepção com os dados do mercado de trabalho de setembro, o Fed deve começar a realizar o chamado “tapering”, isto é, a redução das compras de títulos, em novembro.

Nas entrelinhas, o Fed comunicou mais do que isso, mas parece que o mercado acionário não entendeu muito bem. As projeções dos membros do comitê para a taxa básica de juros dos fundos federais indica mais altas e mais cedo do que o indicado anteriormente. Não só isso, mas o Fed também rebaixou o crescimento do PIB dos EUA para o balanço de 2021. 

A mensagem do Fed é inequívoca. O crescimento econômico nos EUA será mais lento do que se pensava, e a política monetária iniciará o aperto mais cedo do que se previa.