Legislativo manda recato com vetos a Bolsonaro, o que esperar para próxima semana?

 | 22.06.2019 14:32

Panorama de Mercado

Encerramos a semana com sinalizações de cortes de juros nos EUA e no Brasil que trouxeram um cenário otimista para os investidores numa tentativa de reanimar a atividade econômica. Além disso, os avanços na reforma da Previdência também colaboraram para que os tão sonhados 100.000pontos fossem alcançados e sustentados. Nosso mais importante índice acionário, o Ibovespa, bateu seu novo recorde e fechou a semana em 102012.64 pontos, totalizando uma reação de mais de 4% na semana. Já seu derivativo, o índice futuro encerrou a semana na casa dos 102.880 pontos. Na quinta-feira (20/6) não houve pregão devido o feriado de Corpus Christi.

No cenário nacional, os conflitos entre os poderes seguem firmes. Não é novidades a dificuldade de articulação política e os obstáculos que o Congresso vem colocando frente às decisões do atual presidente, Jair Bolsonaro. Desde o início do ano, o Congresso já derrubou três dos 14 vetos presidenciais analisados. Com isso, fica claro o recado enviado pelo Legislativo e também um sinal de que o Palácio do Planalto não terá vida fácil. Além disso, um dos trending topics #Dia30peloBrasil é sobre a uma nova leva de manifestações no dia 30/06 em prol da Reforma da Previdência, pacote anti-crime, apoio a Lava Jato, CPI Lava Toga e o direito à posse de armas.

No mercado internacional, Trump segue com a queda de braço com a China e em reunião da semana anterior, o Federal Reserve manteve as taxas de juros, porém os investidores e o mercado entenderam que seus pronunciamentos abrem espaço para redução das taxas de juros dos Estados Unidos, isso tudo pensando nas possíveis consequências da guerra comercial do país com a China. Fora as tensões comerciais, a situação com Irã não anda muito positiva. Trump teria autorizado ataque ao Irã, com a desculpa que o governo iraniano teria derrubado um drone dos EUA. Mas o resumo da situação foi que a operação de ataque acabou cancelada.

A seguir, temos o fechamento de alguns ativos e índices:

Índice Bovespa – 102012.64 pontos;
Índice Futuro de IBOVESPA - 102880 pontos
Petrobras PN (SA:PETR4) – 28,28 reais
Vale do Rio Doce (F:VALE3) ON – 52,44 reais
Banco Itaú (SA:ITUB4) PN - 36,18 reais
Banco Bradesco (SA:BBDC4) PN – 37,63 reais
Ambev (SA:ABEV3) ON – 18,45 reais
Dólar Futuro – 3832,00 reais
Índice Dow Jones – 26719.13 pontos
Índice S&P 500 – 2950,46 pontos

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O que esperar para próxima semana...

Iniciamos a semana com a divulgação de alguns balanços (de ações que não compõem a carteira do Ibovespa) e também divulgação das decisões tomadas na reunião do COPOM da semana passada. Na segunda-feira teremos divulgação de balanço da Sao Martinho SA (SA:SMTO3). A terça-feira (25/06) promete ser turbulenta com divulgação da ata do COPOM e na parte da tarde discurso do presidente do Fed, Jerome Powell. Além disso, também haverá divulgação dos resultados da MMX Mineracao e Metalicos SA (SA:MMXM3) e MMX Mineracao e Metalicos CF.

Fique atento para esses eventos (três touros):

  • Terça-feira- Confiança do Consumidor CB (Jun) e Venda de Casas Novas (Mai) às11h;e Discurso de Powell, Presidente do Fed às14h;
  • Quarta-feira -Núcleo de Pedidos de Bens Duráveis (Mensal) (Mai) às 09:30h;Estoques de Petróleo Bruto às11:30h;
  • Quinta-feira - PIB (Trimestral) (Q1)às09:30h;e Vendas Pendentes de Moradias (Mensal) (Mai) às11h;

Tenham uma excelente semana.

Liora Vanessa

Este conteúdo visa ambientar/informar os investidores de uma forma simples sobre como o mercado tem se comportado, jamais devendo ser considerado como indicação de compra ou venda de qualquer ativo.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações