Leite e Pão dos Investimentos

 | 01.07.2022 11:49

Na porta da vendinha do Seu Zé, uma placa recém-instalada dizia: "Para levar o leite, tem que comprar o pão!"

A regra havia sido estipulada pelo pequeno comerciante devido à escassez do leite, que mal chegava à prateleira e rapidamente era vendido. O preço já havia se multiplicado algumas vezes e, sem entrar em méritos legais, a venda casada era a forma de aumentar a margem do negócio e garantir a sobrevivência do empreendimento.

Aqueles que viveram a dinâmica de preços antes do nosso querido Plano Real devem se lembrar de situações semelhantes.

A realidade é que são várias as “vendas casadas” que enfrentamos ao longo da vida.

Na venda do Seu Zé, o preço que se paga para levar o leite é comprar o pão. Na vida, o preço que se paga para obter um diploma é fazer uma série de provas e trabalhos. O preço que se paga para ficar em forma, é seguir uma dieta aliada a exercícios físicos regulares. Para desfrutar de uma limonada refrescante, é preciso espremer os limões. O preço que se paga por viver em uma democracia é enfrentar as instabilidades e os conflitos próprios de cada período eleitoral.

Nas decisões diárias de investimento não é diferente.

Para surfar os juros compostos, é preciso abdicar do “pinga-pinga” todo mês.

Para investir em inflação longa – classe de maior retorno histórico do Brasil – é preciso aguentar vários altos e baixos em um ativo de renda fixa e entender que um ativo atrelado à inflação não necessariamente ganha dela no curto prazo.

Para garantir a manutenção do seu poder de compra em relação ao resto do mundo, é preciso investir um percentual relevante da sua carteira em moedas fortes, independentemente do seu viés de curto prazo para o dólar.

Para investir em fundos alternativos como private equity e venture capital, é preciso abrir mão de liquidez imediata.

Para buscar o maior retorno potencial e maior eficiência do portfólio, é preciso investir na versão de maior volatilidade de um mesmo fundo.

Para uma aposentadoria tranquila no futuro, é preciso investir corretamente hoje.

Para ter maiores retornos no longo prazo, talvez o maior preço que tenhamos de pagar sejam as horas dedicadas ao estudo e acompanhamento das diversas variáveis que podem exigir ajustes durante o caminho.

Um abraço

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações