Leite: Preço cai em julho pelo 3º mês seguido

 | 25.09.2023 15:08

O preço do leite cru seguiu em queda em julho, pressionado sobretudo pelo aumento das importações e pela desvalorização dos lácteos. Na “Média Brasil”, o preço do leite ao produtor chegou a R$ 2,4142/litro em julho, recuos de 5,69% frente ao de junho e de 35% na comparação com julho/22, em termos reais (as médias foram deflacionadas pelo IPCA de jul/23). Trata-se da terceira queda mensal consecutiva. E pesquisas em andamento do Cepea apontam para a continuidade desse movimento baixista em agosto. A expectativa é de que o recuo ocorra em intensidade próxima da observada em julho.


Preços continuam em queda em agosto
Conforme o esperado pelos agentes do mercado, os preços dos derivados continuaram em queda em agosto. A maior pressão sobre os canais de distribuição por preços mais baixos, devido à demanda enfraquecida na ponta final da cadeia, e a maior competitividade dos produtos importados frente aos nacionais explicam esse cenário baixista.


Importações sobem 6% em setembro e ampliam déficit da balança comercial
As importações de derivados lácteos voltaram a subir em agosto. Dados da Secex mostram que o Brasil adquiriu 196 milhões de litros em equivalente leite no último mês, 6,1% acima do volume importado em julho/23 e 11,2% a mais que em agosto/22. Esse cenário está atrelado à maior competitividade do preço externo frente ao nacional. 


Pela primeira vez neste ano, custos têm ligeira alta
Em agosto, o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira avançou 0,25%, considerando-se a “média Brasil” – formada pelas bacias leiteiras dos seguintes estados: BA, GO, MG, SC, SP, PR e RS. O aumento pela primeira vez em 2023 está atrelado principalmente às valorizações de concentrados, adubos e corretivos. Além disso, o preço do diesel, que vinha apresentando retração nas bombas em períodos anteriores, avançou em agosto na maioria das regiões acompanhadas – resultando em alta nas operações mecânicas realizadas dentro da propriedade.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações