Lucros em Alta = Ações em Alta

 | 27.11.2018 13:02

Apesar dos comentários maldosos que a Marilia Fontes fez no Nord Insights de ontem, as empresas brasileiras estão muito bem, obrigado.

E, após eu e o Ricardo Schweitzer batermos na mesma tecla por meses, o Valor Econômico (finalmente) descobriu que as empresas estão lucrando mais e investindo mais.

Receita líquida das companhias abertas +17 por cento, Ebitda +21 por cento e lucros +16 por cento.

Maravilhoso.

Após anos de crise, as empresas reduziram custos e estão prontinhas para lucrar muito mais.

Excluindo, claro, Petrobras (SA:PETR4), Eletrobras (SA:ELET3) (SA:ELET6)) e Vale (SA:VALE3)) que são grandes demais e poluem os números.

E a enorme maioria dos indicadores econômicos vem mostrando melhora (confiança do consumidor e do empresário, vendas no Black Friday, ...).

Nos preparamos para um fim de 2018 e 2019 muito melhores que os últimos 3 anos. Alegria! A crise ficou para trás!

Investidor de Valor está absolutamente otimista.

Esqueça os movimentos de curto prazo do mercado. Com lucros em alta, as ações acompanham. Repito: Compre bolsa. Compre MUITA bolsa.

Vale a pena comprar Petrobras?

Simples. Não.

Eu, sinceramente, acho que estatais se darão muito bem no governo Bolsonaro, o consumo interno já está melhorando e teremos muito mais visibilidade na economia.

Petrobras (PETR4) é uma estatal que tem tudo para deslanchar. Mas tem coisa muito mais fácil na bolsa.

Petrobras sobe 51 por cento em 2018 e negocia a 7x Ebitda e 17x lucros. Petro depende de uma junção de preço do petróleo, dólar e subsídios.

Ok, imagino que o time econômico vá acabar com os subsídios, faria todo o sentido.

Além disso, ainda teremos possíveis privatizações de negócios satélites e (finalmente) crescimento de produção.

Mas a companhia ainda precisa decidir quem será no futuro. Reduzir seu endividamento e resolver o que fazer com sua participação na Braskem (SA:BRKM5) Petro.

Humildemente, eu gosto de facilidade. Analisar um Frankenstein do tamanho de Petrobras não é nada fácil. Tem coisa muito mais fácil e muito mais barata por aí.

E temos várias delas, prontinhas para você, no Investidor de Valor.

--

Acompanhe muito mais no Twitter: @BruceBarbosa88, no FB: BruceBarbosaOficial e LinkedIn: BruceBarbosaOficial

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações