Lula presidente e otimismo do mercado

 | 01.11.2022 17:48

O mercado já tinha uma ideia do que iria encontrar, as pesquisas já apontavam para a vitória do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT). Isso se confirmou no último dia 30/10, a grande questão dos investidores é: e agora? O que pode mudar de fato na economia e o que pode afetar os preços em 2023?

O ex-presidente Lula tem um histórico de indicação para a parte econômica (levando em consideração principalmente 2002), de pessoas com uma leitura liberal e como compromisso fiscal. Claro que não dá para garantir que o passado irá se repetir, até por que, neste momento (01/11/22), o candidato vitorioso não citou quem irá comandar as pautas econômicas do seu governo, mas o mercado aposta que as medidas não deverão ser tão diferentes das que foram adotadas lá atrás, e dentro disso se aposta num clima favorável para a entrada de recursos estrangeiros.

O presidente Jair Bolsonaro tem um grande nome na economia, Paulo Guedes, que fez o que podia para tentar estancar a sangria de um cenário de uma crise sanitária, e uma guerra de repercussões catastróficas, principalmente para as commodities que tanto norteiam a economia no Brasil. Entretanto, Bolsonaro sempre teve muita dificuldade em conseguir manter um diálogo próximo com grandes economias, e de certa forma se isolou, e isso fez com que boa parte do nosso processo comercial ficasse engessado, e parte dos investimentos estrangeiros que poderiam vir, não vieram.

Com Lula, os investidores tem dois otimismos no seu radar: o primeiro é o legado que será deixado pelo Governo Bolsonaro, equipe Guedes, crescimento do PIB e {{ecl-1165||inflação decrescente};, já o segundo é o potencial de diálogo do ex-presidente Lula (considerado um dos lideres mais influentes da América Latina). Ele têm boas relações com grandes parceiros internacionais, relação essa que, se retomada, deve trazer um interesse ainda maior por parte dos investidores internacionais, e consequentemente deve trazer novos recursos para o Brasil.

Com isso, mantenho meu texto anterior, otimismo, Dólar deve ir para a casa dos R$4,80 num médio prazo, e a nossas Bolsa deve voltar para a casa dos 120.000 pontos. Dando tudo certo, e sem novidades negativas no contexto internacional, esse números devem surpreender ainda mais no fim de 2023.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações