Madeira Serrada se Recupera com Juros Baixos e Setor Imobiliário Aquecido nos EUA

 | 22.10.2021 14:14

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com.

  • Alta volatilidade no mercado futuro da madeira em 2021
  • Nunca opere ou invista na madeira futura, mas acompanhe de perto o mercado
  • Madeira toca o fundo
  • Alta pode ser dramática
  • Weyerhaeuser segue a madeira, tem liquidez, porém menos volatilidade

O preço da madeira reflete a demanda por novas casas e novas construções nos EUA. Durante períodos de expansão econômica, a madeira tende a se valorizar e vice-versa em períodos de contração.

A madeira é altamente sensível a taxas de juros, na medida em que o aumento das hipotecas reduz a demanda por novas residências, e o contrário também se aplica: taxas hipotecárias menores aumentam a demanda e a construção.

A madeira serrada é um mercado futuro altamente ilíquido, com baixo nível de posições em aberto e volume de negociação reduzido. As posições em aberto são o número total de operações de compra e venda que não foram encerradas. O volume é o número de contratos que mudam de mão entre compradores e vendedores. Mercados ilíquidos sofrem com lacunas de preço e incrível volatilidade, dado que as ofertas de compra e venda tendem a se evaporar fortes movimentos de alta e de baixa.

O mercado futuro da madeira registra fortíssimas oscilações de preço. Depois de atingir a mínima de US$251,50 por 1.000 pés-tábua durante o primeiro trimestre de 2020, o preço subiu 6,8 vezes nos catorze meses seguintes, alcançando o recorde de US$1711,20 em maio de 2021. Os juros baixos, a demanda por novas residências, gargalos de oferta e a redução da atividade das madeireiras durante a pandemia fizeram os preços do produto disparar em um movimento parabólico. Esse rali se tornou uma faca em queda a partir de maio até agosto de 2021.

É bom ficar bem longe do mercado da madeira, que sua volatilidade costuma ser bastante perigosa. No entanto, o Weyerhaeuser (NYSE:WY) (SA:W1YC34)opera como um fundo de investimento no mercado imobiliário ligado à indústria da madeira. Seus preços tendem a seguir a cotação da madeira serrada nos EUA. O WY oferece mais liquidez do que a madeira futura. Suas ações tendem a performar pior que a madeira nas altas e melhor nas baixas. Além disso, o WY paga aos acionistas um dividendo atraente.

h2 Alta volatilidade no mercado futuro da madeira em 2021/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A madeira serrada futura está tendo um 2021 alucinante, e o ano ainda não acabou.