Mais Uma Vez Trump

 | 23.05.2018 08:30

ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quarta-feira, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que não estava "satisfeito" com a última rodada de negociações comerciais com a China. O índice de ações da MSCI Ásia-Pacífico, excluindo o Japão, caiu 0,6% na Ásia.

Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 1,18%, para fechar em 22.689,74 pontos em meio à alta do iene. O dólar caiu para negociar a 110,22, ante 111 visto no início desta semana. Os principais exportadores foram atingidos pela valorização da moeda japonesa. Honda Motor caiu 1,03% e TDK recuou 1,96%. O Topix, mais amplo, caiu 0,68%, com perdas vistas em todos seus 33 sub-índices, exceto em dois. Declínios liderados pelos subíndices de mineração e petróleo, que caíram 4,3% e 3,07%, respectivamente.

O Kospi da Coreia do Sul eliminou as perdas iniciais para fechar em alta de 0,26%, em 2.471,91 pontos, com as ações de tecnologia compensando as quedas observadas em outros setores importantes. Samsung Electronics subiu 3,6% e SK Hynix disparou 6,96%, enquanto as siderúrgicas e financeiras caíram.

Os mercados da China recuaram. O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,82%, prejudicado por quedas no setor financeiro e de energia. No continente, os índices registraram perdas semelhantes: o índice de Xangai caiu 1,4%, para fechar em 3.169,24 pontos, a maior queda em um único dia em cerca de um mês. O composto menor de Shenzhen caiu 1,1% para terminar em 1.834,72 pontos.

As mineradoras de carvão ficaram sobre pressão. As ações da China Shenhua recuaram 6,16% em Hong Kong e 6,95% em Xangai, após autoridades chinesas interviram no mercado de carvão.

A China anunciou que reduzirá as tarifas de alguns veículos de até 25% para 15%. As tarifas sobre certas peças automotivas também seriam cortadas.

Em Sydney, o S&P/ASX 200 caiu 0,16%, fechando a 6.032,50, pesada por ações de energia. Entre as mineradoras, BHP Biliton fechou em alta de 0,7% e Rio Tinto (LON:RIO) recuou 0,2%.

Na frente geopolítica, Trump disse que há uma "chance substancial" de que uma cúpula com o líder norte-coreano Kim Jong Un "não aconteça ou atrase". A reunião está marcada para o dia 12 de junho.

Em moedas, o dólar subiu contra uma cesta de moedas antes da divulgação da minuta do Federal Reserve, que são esperados para hoje. O índice do dólar ficou mais firme em 93,788, mas ainda abaixo de uma alta de cinco meses alcançada no início da semana.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

EUROPA: As bolsas europeias recuam acentuadamente, com o retorno das preocupações geopolíticas após os últimos comentários do presidente dos EUA, Donald Trump e uma série de dados decepcionantes da zona do euro. O índice Stoxx Europe 600 cai 1,00%, recuando de seu maior fechamento desde 29 de janeiro, na terça-feira.

Na Itália, o índice FTSE MIB cai 1,8%, para 22.802,01, enquanto os "traders" aguardam a decisão do presidente Sergio Mattarella sobre o candidato a primeiro-ministro proposto pela aliança de coalizão para liderar o governo.

O índice FTSE 100 do Reino Unido também opera em baixa, após registrar dois fechamentos recordes de alta seguidos. A libra cai frente ao dólar, após os dados de inflação ficarem abaixo das previsões. A libra esterlina está agora sendo negociada em torno de seu nível mais baixo desde o final de dezembro. As mineradoras tem um dia de caça às bruxas. Anglo American (LON:AAL) cai 4,7%, Antofagasta (LON:ANTO) recua 2%, enquanto entre as gigantes, BHP Billiton e Rio Tinto perdem 1,7% e 2,2%, respectivamente.

Os últimos dados de atividade econômica da zona do euro ficaram abaixo do esperado. O índice PMI flash composto para a união monetária caiu para uma baixa de 18 meses em maio, em 54,1. Os economistas esperavam uma leitura de 55,1.

Na França, os dados mostraram que o desemprego aumentou no primeiro trimestre do ano, visto como outro sinal de que a recuperação da zona do euro em 2017 está perdendo força em 2018.

A inflação do Reino Unido caiu inesperadamente em abril, de acordo com o Office for National Statistics. Os preços ao consumidor subiram 2,4% no mês passado, ante 2,5% em março e abaixo das previsões de 2,5%.

EUA: Os futuros de ações dos Estados Unidos operam em baixa nesta quarta-feira, uma vez que as preocupações geopolíticas e comerciais continuaram a incomodar os investidores, tirando o fôlego visto no início da semana.

O presidente Donald Trump disse aos repórteres que não estava muito feliz com o progresso das negociações comerciais entre EUA e China, e deu a entender que sua cúpula com o líder norte-coreano Kim Jong Un não pode prosseguir como planejado.

Na terça-feira, o Dow Jones Industrial Average caiu 0,72%, perdendo os 25.000 pontos e fechando a 24.834,41 pontos. O S&P 500 perdeu 0,31% para terminar em 2.724,44, enquanto o Nasdaq Composite Index recuou 0,21%, em 7.378,46 pontos.

Em relação ao fechamento de terça-feira, o Dow subiu 0,5% neste ano, enquanto o S&P e o Nasdaq subiram 1,9% e 6,9%, respectivamente.

Os índices PMI da Markit de maio para produção e serviços estão programados para lançamento às 10h45, enquanto as vendas de novas casas para abril serão divulgadas às 11h00.

Às 15h00 será divulgada a ata da reunião de maio dos formuladores de políticas do Federal Reserve.

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: -0,72%
SP500: -0,61%
NASDAQ: -0,90%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações