Mantemos Estimativa de um Ibovespa Perto de 90 Mil Pontos

 | 12.09.2017 10:54

Mercados Globais

O estado de confiança dos mercados em escala global continua no patamar de otimismo mais elevado em décadas. Apesar dos desacertos na geopolítica global, os dados de crescimentos das principais economias – desde emergentes até as desenvolvidas – têm mostrado um ritmo muito favorável que deve entregar um crescimento global de 3,5% nesse ano. Tudo se consolida se juntarmos os dados de crescimento à clara percepção de que a inflação e os juros ficarão muito baixos por muito tempo. As bolsas americanas fecharam o pregão de ontem em forte alta e prometem um pregão hoje de novas altas. O S&P 500 está perto de sua máxima histórica e pode superá-la, novamente, nos próximos pregões. Veja o gráfico do S&P 500:

S&P 500 mensal

O maior evento do dia é o lançamento do novo modelo do Iphone, que deve produzir novas projeções de resultados para a maior empresa do planeta (valor de mercado de US$ 849 bilhões). Afora isso, os mercados de títulos e moedas estão calmos, dando espaço aos investidores buscarem ativos de maior risco.

Brasil

Ontem a bolsa bateu o seu recorde nominal histórico. A cotação do Ibovespa de 74.635 pontos marcou o nível mais alto desde maio de 2008. Veja o gráfico do Ibovespa:

Índice Bovespa

Esse evento já era esperado e foi empurrado pela queda da SELIC na semana passada, pelo otimismo externo e pela melhora da percepção em relação ao cenário político. Mantemos nossa estimativa de um Ibovespa perto de 90 mil pontos até o final do ano, puxada pela manutenção da inflação baixa, pela queda da taxa de juros, pela recuperação da atividade econômica e pelo cenário externo favorável.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Hoje o Banco Central divulgou a Ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM). O mercado agora começa a especular sobre qual será o ritmo da queda da SELIC nas próximas reuniões e até onde ela cairá. A depender do cenário para a inflação atual e par as expectativas, a taxa SELIC pode cair abaixo dos 7%, ficando entre 6,5% e 7%. O mercado, porém, reagiu de forma defensiva, elevando os juros para 2021, de 8,80% na sexta feira, para 9,01% hoje. É possível, no entanto, que as o mercado volte a derrubar os juros mais longos com a retomada da divulgação dos dados da inflação corrente. O BC deve se encontrar em um dilema, já que a última experiência de queda dos juros para patamares tão baixos, em 2012, acabou identificada como causado do surto inflacionário que levou o IPCA aos 10,50% em 2015. Apesar da compreensível cautela do BC, o cenário de inflação e de atividade econômica apontam para um novo patamar de juros.

Hoje o IBGE divulgou a vendas do varejo de julho e elas vieram em linha com o esperado pelo mercado. As vendas de supermercados apresentaram estabilidade e ainda acumulam queda de 0,3% no ano. Que apresentou melhor foi o item “tecidos, vestuário e calçados”, com alta de 0,3%, acumulando alta de 7% no ano. Esse dado é importante para avaliarmos o comportamento do PIB no terceiro trimestre do ano. A nossa estimativa é de um crescimento de 0,4%, e esse dado do IBGE confirma essa estimativa.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações