Ações: Manter Posição Perdedora é Apanhar com o Cinto Dobrado !

 | 09.02.2021 08:39

Continuando minha série educacional vou falar sobre mais um "brutal fact", como é terrível você estar mantendo posição perdedora por um grande período de tempo.

Muitas vezes o investidor/especulador  tem sua inteligência embargada pelo emocional, acaba "casando" com o ativo e não age de acordo com seu controle de risco e com a lógica do mercado.

Além de estar perdendo dinheiro na posição assumida ele está também perdendo a oportunidade de estar posicionado em algo que gere ganhos e lucros. Por isso eu digo: "Manter posição perdedora é apanhar com o cinto dobrado!".

Meu leitor Dagmar em recente comentário explicou como saiu do ciclo vicioso de perdas em IRBR3 (SA:IRBR3), fazendo trades, baixando seu PM (preço médio) e mitigando seus prejuízos para então sair da posição perdedora. Parabéns Dagmar! 

Tenha critérios claros! Se for especulador (trader) tenha seu limite de perdas estabelecido, se for investidor tenha em mente a saúde financeira da empresa (uma maneira simples é verificar empresas com sólidos resultados nos últimos cinco anos).

Não caia na armadilha da dupla perda: A perda real em estar na posição perdedora e também os custos das "perdas de oportunidade"

Para não perder o hábito segue um quadro resumo dos fundamentos de uma empresa (no caso IRBR3):