Medidas de Trump Sofrem Críticas e Bolsas Caem ao Redor do Mundo

 | 30.01.2017 08:22

ÁSIA: Nos poucos mercados que permaneceram abertos nesta segunda-feira, com grande parte da região ainda está comemorando o Ano Novo Lunar, as bolsas recuaram e o dólar dos EUA perdeu terreno, com os investidores observando a reação internacional contra a política de imigração do presidente dos EUA, Donald Trump, que aumentou a pressão sobre o dólar. Vários países tem criticado a última medida do presidente Trump de impedir que refugiados de sete países (Irã, Iraque, Líbia, Sudão, Somália e Síria), predominantemente muçulmanos entrem nos EUA no período de quatro meses.

O índice do dólar, que acompanha o dólar contra uma cesta de moedas, foi negociado em 100,18 contra 100.50 visto na semana passada após o índice Dow Jones ultrapassar a marca de 20.000 pontos. O ouro spot, visto como um ativo porto seguro, subiu 0,13% em $ 1,192.80 a onça, durante o comércio asiático.

No Japão, o Nikkei fechou 0,51% menor, em 19.368,85 pontos, depois que dados mostraram que as vendas no varejo em dezembro subiram 0,6% em relação ao ano anterior, abaixo do que o aumento esperado de 1,3%. Alguns investidores estão focados nos movimentos de compra de títulos do Banco do Japão, mesmo após afirmar que não iriam diminuir suas compras, mas com a melhora da inflação, analistas esperam que o banco central diminua seu ritmo de compras. Na sexta-feira, o Ministério das Finanças disse que a emissão de novos títulos do governo japonês seria diminuída e hoje o Banco do Japão iniciou a sua reunião de política monetária de dois dias e deve manter a sua política monetária inalterada.

O S&P/NZX 50 da Nova Zelândia recuou 0,68% e na Austrália, o S&P/ASX 200 fechou em baixa 0,92% em 5.661,5 pontos, com vendas em todos os subíndices, exceto para o ouro, que avançou 1,2%. A produtora do metal amarelo Newcrest Mining (AX:NCM) subiu 1,27% depois de divulgar um sólido relatório de produção no trimestre encerrado em dezembro, o que o deixa no caminho certo para atingir as diretrizes de produção para o atual exercício financeiro. Evolution Mining (AX:EVN) subiu 1,42% e Alacer Gold (AX:AQG) subiu 2,58%.

No câmbio, o iene fortaleceu 0,32% em relação ao dólar, com o par sendo negociado a 114,34, enquanto o dólar australiano foi negociado a US$ 0,755.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Mercados da China, Singapura, Hong Kong, Coréia do Sul e Taiwan permaneceram fechados por conta de feriados.

EUROPA: Os mercados da Europa iniciaram a semana em baixa, com os investidores digerindo as preocupações internacionais sobre a proibição de refugiados provenientes de sete países de maioria muçulmana entrar nos EUA.​ O presidente se defendeu alegando que a proibição de quatro meses para pessoas provenientes dos sete países de maioria muçulmana não era devido religião, mas sim devido a segurança do país.

A maioria dos mercados de ações no mundo subiram na esteira da eleição de Trump em novembro, antecipando aos seus planos para gastos fiscais que poderiam acelerar o crescimento econômico na maior economia do mundo e estimular a inflação, mas no que diz respeito às empresas, as consequências dessas medidas foram negativas, com pesar de toda a comunidade empresarial. Empresas como Google, Apple e Facebook criticaram a iniciativa.​

O pan europeu Stoxx 600 recua 0,58% com a maioria dos setores perdendo terreno. Stocks de petróleo e gás figuram entre os piores desempenhos no início do pregão com queda de mais de 1,3%. De acordo com a Reuters, dados da semana passada mostraram que a produção de petróleo dos EUA subiu, o que criou pressão sobre os preços. Ações ligadas a recursos naturais também recuam nas primeiras negociações. A União Europeia decidiu impor direitos antidumping definitivos sobre as importações chinesas de tubos de aço, informou a Reuters.

Entre as notícias corporativas, Allianz (DE:ALVG) cai 1% depois da notícia de que a seguradora está considerando comprar a empresa australiana QBE. A empresa de software AG figura no topo dos benchmarks europeus depois que o HSBC e o UBS elevaram a empresa para classificação de "compra". Vodafone (LON:VOD) também avança após relatos de que está considerando a fusão de seu braço indiano com Idea Cellular, enquanto isso, a empresa italiana de energia ENI (MI:ENI) caiu 5% na abertura, mas rapidamente aparou as perdas, após as autoridades nigerianas pediram à empresa para desistir do controle de um campo de petróleo devido a uma investigação sobre a sua aquisição, informou o Wall Street Journal na sexta-feira.

A Espanha reportou sólidos números de crescimento no último trimestre de 2016. Os números preliminares do Produto Interno Bruto apresentaram um aumento de 0,7% em relação ao trimestre anterior, mas o índice IBEX 35 cai.

No Reino Unido, o FTSE 100 cai seguindo o declínio generalizado na segunda-feira, com apenas o grupo de telecomunicações apontando ganhos. O índice subiu 0,3% na sexta-feira e ajudou o índice a aparar as perdas da semana passada para 0,2%. Ações de produtores de petróleo e mineradoras listadas em Londres recuam. BP cai 1,57% e Royal Dutch Shell perde 1,27%. Entre as mineradoras, Anglo American (LON:AAL) cai 1,42%, BHP Billiton recua 1,17%, Rio Tinto (LON:RIO) perde 1,21% e Randgold Resources (LON:RRS) opera em baixa de 0,8%.

Lloyds Banking cai 1,17% após o governo anunciar que reduziu a sua participação no maior banco comercial do Reino Unido para 3,57 bilhões de ações, ou cerca de 4,998% do seu capital social. O governo anteriormente detinha 4,24 bilhões de ações. Lloyds foi resgatado por contribuintes britânicos durante a crise financeira, com o governo tomando uma participação de 39%.​​​

O gabinete do primeiro-ministro britânico Theresa May, que se encontrou com Trump em Washington na sexta-feira, disse no domingo que a Grã-Bretanha se opóe a proibição de entrada de Trump.

Durante a noite, cinco pessoas foram mortas em Quebec, Canadá durante um tiroteio em uma mesquita e de volta à Europa, o partido socialista francês elegeu Benoit Hamon para concorrer a corrida presidencial.

AGENDA DO INVESTIDOR EUA::
11h30 - Personal Income (renda individual dos cidadãos norte-americanos) e Personal Spending (gastos dos consumidores) e também o núcleo do Personal Consumption Expenditures - PCE (gastos pessoais dos americanos - medida de inflação mais acompanhada pelo Fed);

13h00 - Pending Home Sales (mede a venda de casas existentes nos EUA com contrato assinado, mas ainda sem transação efetiva);

ÍNDICES FUTUROS - 7h10:
Dow: -0,17%
SP500: -0,22%
NASDAQ: -0,35%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações