Melhores e piores em 2023: ações do IBrX 100

 | 07.06.2023 06:05

Olá, pessoal! Compilei a rentabilidade e a performance ajustada a risco das 100 ações (e units) mais líquidas da bolsa brasileira, constituintes do índice IBrX 100. Meus objetivos são (i) apresentar um panorama do mercado de ações em 2023 até aqui e (ii) possivelmente colocar no seu radar papéis que podem estar despercebidos.

Cabe lembrar que toda unit tem seu código terminado em 11 e representa um pacote de ações normalmente envolvendo ações ordinárias e preferenciais. Aliás, ações ordinárias possuem códigos terminados pelo algarismo 3 enquanto ações preferenciais podem terminar em 4, 5 ou 6. Por um lado, ações ordinárias dão direito a voto em assembleias de acionistas e, portanto, originam o controle de uma companhia aberta. Por outro lado, ações preferenciais têm prioridade no recebimento de dividendos, caso estes não sejam suficientes para abranger todos os acionistas da empresa.

O período de análise em 2023 vai até o último dia 2 (sexta-feira). Para calcular a rentabilidade de cada papel, utilizo retornos totais, ou seja, que incorporam eventuais dividendos, JSCP, splits, bonificações etc. para garantir que teria sido a rentabilidade efetivamente percebida por quem investe no papel deste o início do ano. Com isso, algumas das rentabilidades apresentadas a seguir podem não ser exatamente iguais à variação da cotação do papel no período em tela.

Como critério de performance ajustada a risco, utilizo o índice Campani (aliás, atendendo a pedidos que recebo nesta coluna e em minhas redes sociais). Como explicado em meus três artigos de 2020 que apresentam e explicam o índice (clique aqui se você não os leu: artigo 1, artigo 2 e artigo 3), este índice tem o mesmo racional do famoso índice Sharpe (retorno médio por unidade de risco), mas utiliza métricas de retorno e risco conceitualmente corretas e bem fundamentadas (nos artigos citados, explico claramente porque o índice Sharpe é equivocado para análises como essa).

Os dados para a análise me foram gentilmente disponibilizados pela plataforma Quantum Finance. Para aqueles que quiserem acompanhar todo o meu trabalho, fica o convite para me seguir no Instagram @carlosheitorcampani e no LinkedIn: vamos nos conectar por lá também? Espero que as listas abaixo tragam importantes insights para vocês.

Quais os 20 papéis do IBrX 100 que mais renderam no ano?/h2

Enquanto o IBrX 100 subia módicos 2,36% no mesmo período, diversos papéis subiram muito além disso. Veja abaixo os vinte que mais renderam até a última sexta-feira.