Mercado à espera da Super Quarta

 | 15.03.2024 08:56

A confiança dos mercados em relação ao rumo das taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos está abalada. Os indicadores econômicos de inflação e atividade divulgados nesta semana trazem dúvidas quanto à sinalização do Federal Reserve e do Comitê de Política Monetária (Copom) na semana que vem.

A dúvida é se o gráfico de pontos do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Fed irá manter a previsão de três quedas nos juros dos EUA ao longo deste ano, a doses mínimas de 0,25 ponto porcentual (pp) cada. Já o Copom pode alterar a linguagem do comunicado e esvaziar as chances de a taxa Selic cair a um dígito após os cortes contratados até maio.

Fato é que os investidores começaram 2024 empolgados quanto aos estímulos por parte dos bancos centrais, mas, aos poucos, foram tendo um choque de realidade. As apostas de cortes sucessivos do Fed a partir deste mês e de juro básico brasileiro em 9% ou menos eram exageradas. À medida que o primeiro trimestre chega ao fim, cabem ajustes.

Sem o esperado apetite por risco, o Ibovespa acumula quedas de 1% no mês e de quase 5% no ano. Já o dólar continua rondando os R$ 5,00, com alta de quase 3% desde o início de 2024.

Vaivém no dia/h2

Antes da Super Quarta, a sexta-feira (15) ainda reserva novos dados sobre a economia real. Por aqui, o destaque fica com o desempenho do setor de serviços no início do ano, enquanto lá fora sai a produção da indústria. Além disso, hoje é dia de vencimento triplo em Nova York (triple witching), o que deve aguçar a volatilidade nas bolsas.

A expectativa é de que os vencimentos de opções, de índices de ações e de fundos negociados em bolsa movimentem US$ 5 trilhões, superando os negócios à vista pela primeira vez desde 2021. Naquela época, as ações negociadas em Wall Street atingiram seus picos anteriores antes do mercado de baixa de 2022.

---------------

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Encontre dados avançados sobre ações do mundo inteiro com o InvestingPro . Para um desconto especial, use o cupom INVESTIR para as assinaturas anuais e de 2 anos do Pro e Pro+

Publicação Original

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações