Mercado acionário americano pode ter se precipitado novamente

 | 28.10.2022 12:33

  • As ações americanas subiram bastante em outubro na esperança de que o Fed reduza o ritmo de elevações de juros.
  • Sem dúvida, em algum momento o ritmo de altas de juros irá reduzir.
  • Mas é difícil determinar quando o Fed mudará de postura e para onde irá sua política.
  • Mais uma semana, e continuam as esperanças de que o Federal Reserve mude de alguma forma sua postura. O mercado acionário ficou vidrado nesse jogo durante a maior parte deste ano. Vários dos grandes ralis de 2022 estiveram ligados a essa narrativa. Em todas as vezes, no entanto, o banco central americano frustrou o mercado ao continuar subindo os juros.

    O rali de outubro novamente ocorreu diante da esperança de que o Fed possa reduzir o tamanho das suas elevações de juros.

    Talvez seja senso comum de que o BC americano começará, em algum momento, a reduzir a magnitude dos aumentos. Historicamente, uma alta de 75 pontos-base (pb) são raras nos EUA; até mesmo uma alta de 50 pb é incomum. Portanto, sim, parece evidente que a instituição irá, uma hora ou outra, reduzir o vigor da sua atuação.

    Os operadores esperam que o Fed volte a subir os juros em 75 pb em novembro. O banco também já deixou claro, por meio do resumo das suas projeções econômicas, que deve elevar suas taxas até 4,4% até o fim do ano. Atualmente, o mercado está precificando aumentos de taxas de 5,4 nesse intervalo. Isso exigiria uma alta de 75 pb em novembro e outra de 50 ou 75 pb em dezembro.