Mercado Americano Pode Ter seu Primeiro Grande Teste nesta Temporada de Balanços

 | 22.10.2021 10:44

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com.

A volatilidade no mercado acionário parece ter aumentado desde o início de setembro, com o S&P 500 desvalorizando-se cerca de 6% e depois voltando a subir.

É possível que os resultados tenham um papel relevante na direção do mercado a partir de agora, com os investidores buscando o máximo de indicações possível das projeções feitas pelas companhias.

Na atual rodada de resultados trimestrais, as estimativas de balanços para o S&P 500 basicamente se estagnaram, ao mesmo tempo em que a incerteza sobre os resultados futuros parece estar aumentando. As dificuldades não se restringem apenas às estimativas de resultados: as previsões de vendas também mostram sinais de fraqueza. É possível considerar que a elevação de custos pode impactar negativamente os balanços, mas as estimativas de vendas talvez sugiram algo mais.

Tudo indica que a economia americana levou um grande baque no terceiro trimestre. Sua previsão de crescimento chegou a ser de 7% em determinado momento. No entanto, os últimos modelos GDPNow, do Fed de Atlanta, sugerem que o 3º tri só deve ter um avanço de 0,5%. A desaceleração do crescimento econômico, sem dúvida, pode ter refletido nas estimativas de estagnação de vendas e resultados no início de setembro.

h2 Queda nas estimativas de resultados/h2

Porém, mais recentemente, essas estimativas de resultados para 2021 e 2022 tiveram queda para US$197,67 e US$216,01, respectivamente. Houve uma recuperação desde o início da temporada de balanços, mas, para que subam de volta às antigas máximas e as ultrapassem, as projeções das empresas serão ainda mais cruciais.