Mercado de Lado a Espera de Dados Econômicos Importantes na Europa e EUA

 | 06.06.2013 07:25

ÁSIA:

Os mercados asiáticos recuaram, seguindo a queda em Wall Street, na sequência de um fraco relatório de empregos no setor privado dos EUA, refletindo cautela antes do relatório de empregos a ser divulgado na sexta-feira.

As ações japonesas foram atormentadas por mais volatilidade, arrastando os stocks para a direção do chamado bear market. O Nikkei teve uma abertura fraca, mas recuou novamente para terminar o dia 0,9% menor em 12,904.02, sua primeira queda abaixo do nível de 13 mil pontos desde 05 de abril. O índice Topix caiu 1,8%. Ambos os benchmarks recuaram mais de 3% na sessão anterior, após o plano de longo prazo do primeiro-ministro Shinzo Abe, para a recuperação econômica do país, ficar aquém das expectativas do mercado. A "lua de mel" entre o mercado com o governo Abe terminou, mas analistas dizem que é prematuro a declaração de divórcio e o pior da correção no Nikkei pode acabar em breve.

Economistas do Royal Bank of Scotland escreveram à seus clientes que a queda acentuada na quarta-feira, depois do discurso do primeiro-ministro Abe, indica que os investidores esperavam que o governo também propusesse uma redução de impostos ou subsídios para estimular investimentos do setor privado.

O rendimento dos títulos a 10 anos do governo japonês caiu 2 pontos base para 0,84%, de acordo com dados FactSet. Ações de exportadores recuaram por conta da volatilidade do dólar dos EUA, que oscilou entre ¥98,83 a ¥99,46. As ações da Sony perderam 2%, Sharp derrapou 5% e Nintendo recuou 2,5%.

Em outras partes da região, o Xangai Composite caiu 1,3%, registrando seu sexto dia consecutivo de queda. Os índices Hang Seng de Hong Kong, Taiex de Taiwan e S&P/ASX 200 da Austrália recuaram 1,1% cada um. Mercados sul-coreanos ficaram fechados por conta de um feriado.

A queda prolongada em Hong Kong e Xangai aconteceu em meio a persistentes preocupações sobre o crescimento econômico chinês, com os setores financeiros e imobiliário perdendo ainda mais terreno. Em Hong Kong, as ações da China Overseas Land & Investment e Hang Lung Properties caíram 2,8% e 3,1%, respectivamente, enquanto Industrial & Commercial Bank of China perdeu 1,1%. Em Xangai, Gemdale perdeu 4,4% e Poly Real Estate caiu 3,2%, enquanto Ping An Insurance recuou 1,2%.

Enquanto isso, o mercado australiano sofreu com os bancos, que estendem suas perdas desde o relatório da quarta-feira, sobre o crescimento econômico decepcionante do país no primeiro trimestre. Westpac Banking perdeu 1,7% e Australia & New Zealand Banking caiu 1,3%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

EUROPA: Os mercados europeus movem-se ligeiramente para cima, com investidores cautelosos em fazer quaisquer grandes movimentos frente às decisões de juros do Banco Central Europeu e do Banco da Inglaterra, seguido da entrevista coletiva do presidente do BCE Mario Draghi. É esperada a manutenção das taxas de juros, após o corte da taxa de juros em 25 pontos em maio para uma baixa recorde de 0,5%. Draghi sugeriu no mês passado que o banco estava pronto para agir, caso a economia europeia continuasse a deteriorar, mas dados mistos da zona euro nos últimos tempos, encorajam os analistas a dizer que ainda é cedo para ver um outro corte da taxa. Quanto ao Banco da Inglaterra, este também deverá manter as taxas em uma baixa recorde de 0,5%.

O Stoxx Europe 600 avança 0,19%, depois de fechar no nível mais baixo desde o final de abril na quarta-feira. Destaque para as ações da Johnson Matthey do Reino que saltam 7,7%, após a empresa de produtos químicos elevar seu dividendo e disse que está confiante no médio e longo prazo. Além disso, o Bank of America Merrill Lynch elevou a empresa de "neutro" para "comprar" e Royal Philips sobe 1,7%, após Barclays elevar a gigante da eletrônica de "equalweight" para "overweight".

O índice FTSE 100 do Reino Unido e DAX 30 da Alemanha avançam. O índice CAC 40 da França também registra alta, depois de ter o seu início atrasado, devido a uma falha técnica.

Em Londres, os bancos caem, somando-se às perdas do dia anterior. Royal Bank of Scotland cai 1,5%, Lloyds Banking perde 0,9% e HSBC recua 0,2%. As mineradoras seguem as perdas para os metais. Anglo American recua 0,3%, Antofagasta recua 1,2%, BHP Billiton cai 0,4% e Rio Tinto cai 0,6%.

AGENDA DE HOJE:

EUA:
8h30 - Challenger Job Cuts (número de demissões corporativas);
9h30 - Unemployment Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego);

AGENDA DA PRÓXIMA SESSÃO

EUROPA: Decisão da Reunião do Banco Central Europeu (BCE) para deliberar sobre os rumos da taxa básica de juros na região, que está fixada em 0,75% ao ano.
ALEMANHA: German Trade Balance (saldo da balança comercial na Alemanha); German Industrial Production (números da produção industrial da Alemanha).
REINO UNIDO: Consumer Inflation Expectations (expectativas de inflação no Reino Unido); Trade Balance (desempenho mensal do comércio exterior britânico);
EUA: 9h30 - Relatório de Emprego de maio, composto por: Unemployment Rate (taxa de desemprego), Nonfarm Payrolls (pesquisa realizada em cerca de 375 mil empresas, que mostra o número de empregos gerados na economia, excetuando-se agricultura e pecuária), Average Workweek (média de horas trabalhadas por semana) e Hourly Earnings (média de remunerações por hora trabalhada); 16h00 - Consumer Credit de abril (mede o total de crédito disponível ao consumidor).

ÍNDICES MUNDIAIS (7h15):

ÁSIA
Austrália: -1,12%
Nikkei: -0,85%
Hong Kong: -1,05%
Xangai Composite: -1,27%

EUROPA
London - FTSE: +0,14%
Paris Cac 40: +0,39%
Frankfurt - Dax: +0,18%
Madrid IBEX: +0,78%
FTSE MIB: -0,04%

COMMODITIES
BRENT: +0,18%
WTI: +0,41%
OURO: -0,01%
COBRE: -1,17%
NIQUEL: -1,02%
SOJA: -0,64%
ALGODÃO: -0,16%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,22%
SP500: +0,31%
NASDAQ: +0,19%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações