Mercado Esvaziado na Véspera do Natal

 | 23.12.2021 11:40

No último pregão da semana (sexta é feriado) destaque para o IPCA-15 no Brasil e o PCE dos EUA, em detalhe. Sobre o IPCA-15 a leitura é de “alívio”, pela desaceleração com o recuo dos combustíveis. O mercado estima 0,8%, contra 1,17% em novembro. Se confirmado o índice do IBGE fecha o ano em torno de 10,5%, na primeira desaceleração em 12 meses desde junho de 2020.  

Sobre o orçamento, um efeito cascata já começa a se configurar, depois da decisão desastrada do presidente de conceder reajuste salarial à Polícia Federal, deixando de fora várias categorias do serviço público. 

AMBIENTE ECONÔMICO

AMBIENTE POLÍTICO

OUTROS

  • Expectativas em torno do IPCA-15 no Brasil. Deve recuar, pela menor pressão dos combustíveis. 

  • Mercados têm um dia de baixo volume de negócios pela proximidade do Natal, agora também cheio de restrições. 

  • Ambiente se deteriora depois da autorização de reajuste salarial apenas para a Polícia Federal. E as várias outras categorias? Movimento em conjunto acontece, com o desmonte de vários mecanismos de fiscalização. Na receita, vários chefes de seção pediram o boné.  

  • Ômicron impressiona pela capacidade de transmissão, embora com poucos óbitos ou casos graves. 

  • Isso se explica pelas campanhas em massa de vacinação ocorridas. Nova droga da Pfizer (NYSE:PFE) pode ser uma solução (Paxlovid). 

Mais sobre o Orçamento/h3

O Orçamento de 2022, aprovado nesta semana, é o retrato de um governo “encurralado”, em busca da reeleição. Boa parte das rubricas de gastos adicionais se direcionaram para programas sociais e populismos variados, como o “Auxílio Brasil”, e emendas paraoquiais e nebulosas, visando agradar a “bancada” do Centrão.

Para piorar, Bolso resolveu agradar aos “seus”, como sempre, autorizando um reajuste salarial (mais R$ 1,7 bi) para a Polícia Federal. Sim, mas e o resto das categorias do serviço público? 

Pode-se esperar nos próximos dias um "efeito cascata", uma avalanche de protestos, greves, “operações tartarugas”, manifestações variadas, na Receita, Bacen, nas várias carreiras de Estado. Na Receita, 324 auditores, com cargos de chefia, já entregaram seus cargos. Um adendo. Paulo Guedes avisou ao presidente sobre este risco de outros servidores protestarem. Ele, como sempre, no rompante, resolveu ignorar. 

Sobre a nova variante/h3

A OMS ainda não possui elementos para afirmar se a nova variante é menos grave do que as anteriores. Por outro lado, um fato a destacar é que com parte das populações já vacinadas, o risco de óbito e internações hospitalares se reduz bastante, embora a contaminação seja geral. 

No Brasil, depois da Anvisa defender a vacinação em crianças entre 5 e 11 anos, o governo, pelo ministério da Saúde, resolveu abrir uma Consulta Pública (!), entre 23/12 e 02/01. Que absurdo! Claro que a militância negacionista se manifestará em peso, e então, corremos o risco de não termos vacinação para as crianças. Atrasos, conflitos, postergações e vidas em jogo!

Diante do suspense geral com a nova variante Ômicron, reguladores americanos (FDA) autorizaram, em caráter de urgência, o uso do medicamento Paxlovid da Pfizer, no tratamento de pacientes recém-infectados pela Covid, mais para os com alto risco de complicações graves. 

No Reino Unido, novos casos de Covid a 106.122, contra 90.629 no dia anterior, e mortes a 140, contra 172 no anterior. 

Na Zona do Euro/h3

O sistema financeiro da região está emitindo um título, o “covered bonds”, ou título coberto, um tipo de dívida vendida pelos credores, já pensando em antecipar o ciclo de aperto monetário, em gestação pelo BCE. Em setembro, a venda chegou a US$ 23,5 bilhões em setembro e 13,6 bilhões de euros em outubro. No BCE, Christine Lagarde tem a leitura mais otimista de que o crescimento do velho continente deve se manter forte, mesmo com o custo da energia se elevando, pelo represamento no fornecimento de gás natural. Lagarde acredita na inflação se estabilizando próxima à meta de2% em 2023 e 2024. 

Pesquisa Poderdata/h3

Mostra Lula com 40% no primeiro turno, contra 30% de Bolsonaro. No segundo, Lula vence com 54% a 34%. Moro estaria com 7%, Ciro 4% e Dória 4%, tecnicamente empatados. Num segundo turno, Lula vence Moro por 50% a 30%, Ciro, 50% a 19%, e Dória 51% a 19%. Definitivamente, neste país o crime compensa. É só ficar quieto, deixando os “advogados” e os “poderes constituídos” trabalhando. 

Na Turquia/h3

O anúncio no novo “esquema de depósitos remunerados”, a “blindar” a lira turca e evitar evasão de divisas, dá uma sustentada aparente na moeda do país, recuperando tudo perdido em dezembro. Por outro lado, a duvidar desta medida mágica anunciada por ERDOGAN, com os Credits Default Swaps (CDS) se deteriorando, apontando para o risco elevado e persistente de calotes no país.