Mercados Avançam Após Intervenção do Banco Central da China

 | 06.08.2019 07:50

ÁSIA: Os mercados da Ásia reduziram as perdas iniciais, mas ainda registraram queda na terça-feira, com a intensificação da guerra comercial EUA-China, depois que Pequim confirmou que está suspendendo as compras de produtos agrícolas em resposta às novas tarifas americanas.

O presidente Donald Trump disse na semana passada que os EUA estarão impondo tarifas de 10% sobre outros US $ 300 bilhões em mercadorias chinesas a partir de 1º de setembro.

As ações na China continental caíram no dia: o composto de Xangai caiu 1,56%, enquanto o Shenzhen Composite caiu 1,77%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,67%, fechando em 25.976,24 pontos, após recuar mais de 2% no início do dia.

O Nikkei do Japão caiu 0,65%, enquanto o índice Topix, mais amplo, caiu 0,44%. Na Coreia do Sul, o Kospi caiu 1,51%.

O australiano S & P / ASX 200 caiu 2,44%, terminando seu dia de negociação em 6.478,10 pontos. Entre as mineradoras australianas, BHP caiu 0,9%, Rio Tinto (LON:RIO) recuou 0,3%, enquanto Fortescue Metals conseguiu recuperar 3,2%.

As ações da Lynas, maior produtora de terras raras fora da China, subiram 7,87%. A Reuters informou que a Malásia planeja estender a licença da empresa para operar uma usina de processamento de terras raras no país, antes do prazo de 2 de setembro.

Em meio às tensões comerciais, as ações dos produtores chineses de terras raras também dispararam nesta terça-feira. A JL Mag Rare-Earth saltou 10% enquanto Chengdu Galaxy Magnets subiu 9,98%. As ações da Jiangmen Kanhoo Industry, no entanto, despencaram 9,99%.

Pequim anteriormente fez uma ameaça velada sobre minerais de terras raras que são cruciais para a indústria de tecnologia dos EUA. Atualmente, a China é o maior produtor mundial de terras raras, um componente importante na fabricação de produtos que vão desde smartphones até veículos elétricos.

Ainda assim, alguns analistas dizem que a capacidade da China de usar o material como alavanca em sua guerra comercial com Washington é limitada.

O índice MSCI Asia, excluindo o Japão, recuou 0,79%.

O Ministério do Comércio da China disse que as empresas chinesas pararam de comprar produtos agrícolas norte-americanos em resposta à mais recente decisão de Trump e acrescentaram que “não descarta” tarifar produtos agrícolas recém-adquiridos depois de 3 de agosto. A China é uma das maiores compradores de produtos agrícolas dos EUA.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Ainda na China, o Banco Popular da China estabeleceu o ponto médio do yuan em 6,9683 por dólar. O banco central chinês define uma taxa diária para a moeda, permitindo-lhe negociar uma banda contra o dólar dentro de uma faixa de 2% de variação, também conhecido como yuan onshore. Sua contraparte offshore é usada por investidores e bancos estrangeiros.

O yuan onshore foi negociado a 7,0334 contra o dólar, enquanto o yuan offshore ficou em 7,0721 contra o dólar.

Na segunda-feira, a moeda chinesa onshore ultrapassou o limite psicologicamente importante de 7 iuanes por dólar pela primeira vez desde 2008. Depois disso, o Departamento do Tesouro dos EUA designou a China como manipuladora de moedas.

EUROPA: As bolsas europeias abriram com ligeiras perdas depois que o banco central da China definiu o valor de referência do yuan acima do esperado na terça-feira.

O Stoxx Europe 600 recupera e sobe 0,61% ainda na parte da manhã, enquanto o alemão DAX 30 sobe 0,70%, o CAC 40 da França avança 0,87, enquanto FTSE 100 do Reino Unido opera próximo da estabilidade.

Entre as mineradoras listadas em Londres, Anglo American (LON:AAL) e Antofagasta (LON:ANTO) avançam 0,6% cada, enquanto BHP e Rio Tinto mantém cotação próximo do valor da abertura.

Os dados industriais alemães divulgados na manhã de terça-feira trouxeram um pouco de alívio. Os pedidos às industria alemães em junho aumentaram 2,5% na base mensal, embora tenham caído 3,6% no ano.

Os dados do PMI de construção de julho da Alemanha chegaram a 49,5, abaixo dos 50,0 de junho, entrando em território de contração pela primeira vez desde outubro de 2018.

Entre as notícias corporativas, a gigante dos correios da Alemanha, Deutsche Post, elevou sua previsão para 2019 após medidas de reestruturação e aumento nos preços de postagem e encomendas. O grupo reportou um aumento no lucro operacional de 2,9% para 769 milhões de euros (US $ 861,55 milhões), superando as previsões médias de 727 milhões de analistas consultados pela Reuters. As ações são negociadas em alta de 4,5% no meio da sessão da manhã.

A Vivendi (PA:VIV) sobe 7,1% depois que a empresa de mídia francesa revelou que estava em negociações para vender uma participação de 10% na gravadora Universal Music para a gigante chinesa de tecnologia Tencent. O acordo valorizaria a Universal Music em € 30 bilhões ($ 33,6 bilhões).

EUA: Os futuros dos índices de ações dos Estados Unidos operam em território positivo na manhã de terça-feira, depois que o banco central da China definiu o ponto de referência do yuan acima do esperado na terça-feira, em 6,9683 yuans.

O salto veio após Wall Street registrar seu pior dia de negociação de 2019 na sessão anterior devido tensões com a guerra comercial. O Dow perdeu 767 pontos, queda de 2,90%, em 25.717,74 pontos, enquanto o S & P 500 declinou 2,98%, perdendo 87,31 pontos, fechando em 2.844,74 pontos. O Nasdaq Composite perdeu 278,03 pontos, baixa de 3,47%, terminando o dia em 7.726,04 pontos.

O sell-off começou na semana passada quando o presidente Donald Trump anunciou novas tarifas sobre produtos chineses. No entanto, a reação do mercado se tornou ainda mais negativa quando as autoridades chinesas permitiram que o yuan rompesse seu nível mais baixo em relação ao dólar em mais de 10 anos na segunda-feira.

Também na segunda-feira, o Departamento do Tesouro designou a China como um manipulador de moeda, uma medida que não é vista desde o governo Clinton. De antemão, Trump expressou no Twitter a sua opinião sobre o movimento da moeda: “A China baixou o preço de sua moeda para uma baixa quase histórica. É chamado de “manipulação de moeda”. Você está ouvindo Federal Reserve? Esta é uma violação importante que enfraquecerá a China com o tempo!"

Os investidores também estarão monitorando os balanços das empresas e os dados econômicos. O novo relatório JOLTS (Job Openings e Labour Turnover Survey) sairá às 11h00 da manhã.

Entre as empresas que divulgam seus números trimestrais, Avantor e Bausch Health devem apresentar seus balanços antes do sino de abertura, enquanto isso, a Disney, Host Hotels, Match Group (NASDAQ:MTCH) e Wynn Resorts vão atualizar os investidores após o sino de fechamento.

ÍNDICES FUTUROS - 8h00:

Dow: +0,85%

SP500: +0,91%

NASDAQ: +1,09%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações