Mercados avançam com estabilização dos rendimentos dos títulos globais

 | 09.03.2021 08:03

ÁSIA:

 As bolsas asiáticas fecharam de forma mista nesta terça-feira, sustentada pela iminente aprovação do pacote de estímulos dos EUA, embora esse otimismo tenha sido temperado por preocupações com a inflação e pandemia do coronavírus.

As bolsas japonesas abriram o mercado com dificuldades, mas o Nikkei deletou as perdas iniciais e fechou em alta de 0,99%, em 29.027,94 pontos, sustentadas pela valorização das ações de bancos e montadoras de automóveis. O índice Topix avançou 1,27%, para 1.917,68 pontos. Dados econômicos revisados entre outubro a dezembro, mostraram que a economia japonesa cresceu a um ritmo anual de 11,7%. Isso foi mais fraco do que o crescimento de 12,7% registrado na estimativa preliminar no mês passado. No trimestre, o crescimento foi de 2,8%, ante 3%, já que os investimentos público e privado não foram tão positivo quanto se pensava inicialmente. A economia do Japão expandiu a um ritmo de 22,8% no período de julho a setembro. Isso seguiu a uma forte contração à medida que a pandemia judiava do turismo, comércio, consumo e produção industrial.

Na Austrália, o ASX 200 devolveu parte de seus ganhos iniciais, mas ainda assim terminou a sessão com alta de 0,47%, em 6.771,20 pontos. O sub-índice financeiro, altamente ponderado, ajudou o benchmark. Entre as mineradoras em sentido contrário, pressionou. BHP e Fortescue Metals recuaram 0,7% cada, enquanto entre as produtoras de petróleo, Santos caiu 2,2%, mas Woodside Petroleum conseguiu fechar em alta de 0,1%.

Na Coreia do Sul, o Kospi fechou em queda de 0,67%, a 2.976,12 pontos e o Kosdaq recuou 0,93%, para 896,36 pontos. As ações de tecnologia oscilaram entre ganhos e perdas: a Samsung caiu 0,73%, a fabricante de chips SK Hynix reverteu as perdas iniciais e fechou em alta 0,74%, enquanto a operadora de busca Naver caiu 1,9%. LG Electronics subiu 1,05%.

No continente chinês, o composto de Xangai fechou em queda de 1,82%, em 3.359,29 pontos e o Shenzhen Component caiu 2,8%, para 13.475,72 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng avançou 0,81%.

EUROPA: As bolsas europeias sobem na manhã de terça-feira, após abrir no vermelho, impulsionada pela alta nos futuros de ações dos EUA e com a queda dos rendimentos dos títulos globais.

O Euro Stoxx 600 sobe 0,42%. O DAX da Alemanha sobe 0,45% e continua em território recorde pelo segundo dia consecutivo. O CAC 40 da França sobe 0,21%, o IBEX 35 da Espanha sobe 0,39%, enquanto o FTSE MIB da Itália avança 0,44%. Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,55%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As principais empresas de petróleo listados na Europa continuam a subir, por conta do avanço do petróleo. BP sobe 1,08%, Royal Dutch Shell adiciona 2,03%, Eni adiciona 0,39%.

Enquanto isso, as produtoras de metais representam o outro lado da gangorra das commodities. Os metais industriais, em particular o cobre, assim como o minério de ferro caem. As ações da Rio Tinto (LON:RIO) listada em Londres caem 1,8%. BHP perde 2,1%, Anglo American (LON:AAL) cai 1,82%, Antofagasta (LON:ANTO) recua 0,85% e Glencore (LON:GLEN) perde 1,76%. A Fresnillo (LON:FRES), maior produtora de ouro e prata do mundo, sobe 2,69%.

As exportações alemãs continuaram sua recuperação em janeiro, apesar das restrições de bloqueio para conter a pandemia coronavírus, superando as expectativas de declínio. As exportações do país cresceram 1,4% em janeiro em relação a dezembro. Economistas previam uma queda de 1,8%. As importações em janeiro caíram 4,7% no mês. Em comparação com fevereiro, mês anterior ao bloqueio por conta do coronavírus na primavera passada, as exportações caíram 3,3% e as importações caíram 5,2%, segundo o Destatis. O superávit comercial da Alemanha, o saldo entre exportações e importações de bens, totalizou 22,2 bilhões de euros (US$ 26,3 bilhões). Economistas previam um superávit comercial em 15,8 bilhões de euros.

De acordo com os resultados provisórios do Deutsche Bundesbank, o banco central alemão, a conta corrente apresentou superávit de 16,9 bilhões de euros em janeiro, levando em conta bens, incluindo itens como comércio suplementar, serviços, renda primária e renda secundária.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA sobem na manhã desta terça-feira, após alta na sessão anterior.

Na segunda-feira, o Dow Jones Industrial Average subiu mais de 300 pontos, fechando em alta de 0,97%, com o otimismo dos investidores ante recuperação econômica. O índice de 30 ações chegou a saltar 650 pontos, batendo um recorde intradiário. O otimismo foi alimentado em parte pela aprovação do pacote de alívio econômico de US $ 1,9 trilhão pelo Senado. Bancos, companhias aéreas, operadora de cruzeiros e varejistas, avançaram na esperança de uma forte recuperação econômica.

Além disso, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças disse na segunda-feira que as pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 podem se reunir com segurança em ambientes fechados, sem máscaras. O anúncio foi feito depois que os EUA alcançaram 3 milhões de vacinações no fim de semana.

Enquanto isso, as ações de tecnologia deram sequência à sua recente fraqueza, com o Nasdaq Composite caindo 2,41%. O benchmark já caiu mais de 10% desde a sua alta em fevereiro, entrando em território de correção.

O S&P 500 também encerrou o dia com queda de cerca de 0,54%, arrastado para baixo pelas ações da Tesla (NASDAQ:TSLA), PayPal, Etsy e Advanced Micro Devices, que foram pressionadas pelo recente aumento das taxas de juros. O rendimento do Tesouro dos EUA em 10 anos ficou em torno de 1,6% na segunda-feira, porém alguns analistas apostam que o ciclo de aumento das taxas, provavelmente está no fim, o que pode beneficiar as ações daqui pra frente.

Ainda nesta semana, os investidores acompanharão a votação do projeto na Câmara dos Deputados, que tem a maioria democrata, partido de Biden. Espera-se o mesmo seja aprovado e que o presidente Joe Biden sancione a lei antes que programas que auxilia os desempregados expirem no dia 14 de março.

O Russell 2000, que agrupa "small caps" ganhou 0,49% na segunda-feira.

Não está prevista a divulgação de dados econômicos relevantes.


ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +0,49
SP500: +0,91%
NASDAQ: +1,98%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: -9,95%
Brent: +1,17%
WTI: +0,98%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações