Mercados avançam, mas de olho na inflação e eleições de meio de mandato.nos EUA

 | 07.11.2022 08:26

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Especulações sobre um possível relaxamento da estratégia "COVID-zero da China" impactou nos mercados asiáticos, porém, Pequim não confirmou oficialmente essa mudança, reafirmando as políticas contra o COVID e isso pode induzir uma nova onda de cautela.

As autoridades de saúde chinesas renovaram sua postura de aderir às medidas rígidas, diminuindo o sentimento do mercado depois de ver o crescente apetite por risco na sexta-feira passada com especulações de planos “condicionais” para uma reabertura.

A especulação sobre a reabertura da China levou a um rali nos mercados na semana passada, mas economistas do Goldman Sachs (NYSE:GS) disseram que “a reabertura ainda está a meses de distância, pois as taxas de vacinação de idosos permanecem baixas e as taxas de mortalidade parecem altas entre os não vacinados com base em dados oficiais de Hong Kong”. Eles acrescentaram que o governo provavelmente está trabalhando em uma saída estratégia e que o banco espera que o país relaxe as medidas restritivas no segundo trimestre de 2023.

Na segunda-feira, o Índice Hang Seng de Hong Kong ganhou 2,57%%, fechando em 16.577,00 pontos, com o seu o índice Hang Seng Tech ganhando 3,88%, enquanto na China continental, o Índice Composto de Xangai subiu 0,23%, para 3.077,82 pontos e o Shenzhen Component avançou 0,18%, em 11.207,73 pontos.

A China informou que a balança comercial encolheu em outubro, à medida que a demanda global enfraqueceu e os controles antivírus pesaram sobre os gastos dos consumidores domésticos. As exportações em dólares caíram 0,3% em relação ao ano anterior, aquém das previsões de um aumento de 4,3% e abaixo do crescimento de 5,7% de setembro, informou a agência chinesa na segunda-feira. As importações caíram 0,7%, abaixo das previsões de ganho de 0,1% em relação ao ano anterior, após alta de 0,3% em setembro. O declínio em dólar em outubro marcou a primeira queda anual desde maio de 2020, segundo dados do Refinitiv Eikon. Em termos de yuans, as exportações aumentaram 7% e as importações 6,8%, mostraram dados alfandegários divulgados na segunda-feira. O yuan enfraqueceu quase 3% em relação ao dólar americano em outubro, de acordo com o Refinitiv Eikon.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O Nikkei do Japão fechou em alta de 1,21%, fechando em 27.527,64 pontos.

Na Coreia do Sul, o Kospi subiu 0,99%, fechando em 2.371,79.

O S&P/ASX 200 da Austrália subiu 0,60%, para fechar em 6.933,70 pontos, com oito dos 11 setores fechando no verde. As mineradoras ajudaram a compensar os declínios do setor de tecnologia da informação e financeiro, em meio a um dólar americano mais fraco e boatos sobre a reabertura da economia da China. BHP e Rio Tinto (LON:RIO) subiram 5% e 3,8%, respectivamente e a Fortescue Metals (ASX:FMG) saltou 4,9%. O setor de energia teve um dia misto, com a Woodside Energy subindo 2,6%, enquanto Santos caiu 0,1%.

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão subiu 1,3%.

Os fornecedores da Apple (NASDAQ:AAPL) na região também ficaram sob os holofotes, após a empresa alertar que as restrições da Covid na China estão prejudicando a produção do iPhone 14 Pro e 14 Pro Max e que ela foi temporariamente reduzida devido às restrições do Covid-19 em sua fábrica em Zhengzhou, na China, de acordo com um comunicado no domingo. O alerta pode significar que a Apple pode ter dificuldades para atender à demanda em dezembro, pois já lida com “capacidade significativamente reduzida” em suas fábricas. A empresa já havia sinalizado um crescimento mais lento em seus negócios de iPhone em seu relatório de ganhos no mês passado.

O aviso da Apple ocorre quando a China ordenou bloqueios em Zhengzhou na semana passada, onde a Apple tem a maior parte de sua produção do iPhone. Segundo a Reuters, os funcionários evacuaram das instalação por causa de restrições e surtos de Covid em áreas ao redor da fábrica.

EUROPA: Os mercados europeus abriram em baixa na segunda-feira mas buscam recuperação, com os investidores se preparando para uma semana movimentada na política dos EUA, com as eleições de meio de mandato do Congresso, bem como o último relatório de inflação ao consumidor.

Na Alemanha, a produção industrial da Alemanha aumentou 0,6% em setembro, superando as expectativas de um aumento de 0,1%, mesmo com a demanda por bens moderada e as fábricas enfrentando altos preços de energia e gargalos de oferta. Em agosto, a produção industrial caiu 1,2%. Na base anual, a produção industrial cresceu 2,6% em setembro, informou a Destatis.
A pesquisa do Instituto Ifo havia apontado que 65,8% das empresas reclamaram de gargalos e problemas na aquisição de produtos intermediários e matérias-primas em setembro. O setor industrial da Alemanha enfrenta pressão devido fraca demanda, com novas encomendas para fábricas caindo 4,0% em setembro, registrando o oitavo meses consecutivo de queda. O alemão DAX 30 sobe 0,9%.

Na França, o CAC 30 busca situar em território positivo, subindo 0,1%, enquanto o FTSE MIB da Itália avança 0,6%.

Na Península Ibérica, o IBEX 35 da Espanha sobe 0,2% e o português PSI 20 adiciona 0,6%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe menos de 0,1%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) sobe 1,8%, Antofagasta (LON:ANTO) adiciona 1,2%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto sobem 0,4% e 1,3%, respectivamente.

O Banco da Inglaterra implementou um aumento de 75 pontos base nas taxas de juros na quinta-feira, mas alertou que a economia do Reino Unido enfrenta sua maior recessão já registrada.


EUA: Os futuros dos índices das ações dos EUA sobem mesmo quando os rendimentos do Tesouro de curto prazo pairavam perto de seus maiores níveis desde 2007, após a alta da taxa de juros do Fed na semana passada e com um relatório de empregos relativamente robusto, enquanto os investidores aguardam as eleições de meio de mandato no Congresso, bem como o mais recente relatório de inflação ao consumidor nesta semana.

A emissão de alerta da Apple de que a produção dos iPhones 14 foi temporariamente reduzida por conta das restrições do Covid-19 na China, pesa sobre os sentimento dos investidores.

Na sexta-feira, o Dow Jones Industrial Average ganhou 1,26%, fechando em 32.403,22 pontos. O S&P 500 subiu 1,36%, em 3.770,55 pontos e o Nasdaq Composite subiu 1,28%, para 10.475,25 pontos. Ainda assim, os principais índices fecharam a semana com perdas. O Dow encerrou uma sequência de quatro semanas de vitórias devido à temores de alta das taxas. Desde o início do ano, o S&P 500 perdeu 20,9%.

A taxa de desemprego aumentou em outubro, enquanto os empregadores ofertaram menos vagas de empregos do que um mês atrás e os salários dos trabalhadores diminuíram um pouco. A desaceleração foi mais modesta do que os economistas esperavam, segundo relatório de empregos divulgados na sexta-feira. E assim espera-se que o Fed continue seu movimento de sua taxa de juros. O presidente do Fed, Jerome Powell, disse que mercado de trabalho continua aquecido e era uma das razões pelas quais o banco central pode ter que aumentar as taxas ainda mais do que se pensava anteriormente e que tais movimentos poderiam causar uma recessão.

A eleição de meio de mandato marcado para terça-feira determinará qual partido controlará o Congresso e afetará a direção dos gastos governamentais futuros. Os democratas atualmente controlam a Câmara e tem maioria no Senado.

Os rendimentos do Tesouro subiam por volta das 4h30 (horário de Brasilia) desta segunda-feira. O rendimento do Tesouro de 10 anos avançava pouco mais de um ponto-base, para 4,1713%, enquanto a nota do Tesouro de 2 anos, mais sensível à política do Fed era negociado em torno de 4,6965%, após subir mais de quatro pontos-base, após atingir uma nova alta de 15 anos, chegando a 4,883%, na sexta-feira. Os rendimentos e os preços se movem em direções opostas. Um ponto base equivale a 0,01%.

Após o Fed aumentar a taxa de juros em 75 pontos-base na última quarta-feira e com um relatório de empregos mais forte do que o esperado de sexta-feira, Tom Barkin, presidente do Fed de Richmond, disse à em entrevista à TV que as taxas de juros aumentariam em um ritmo mais lento, mas por mais tempo e com uma taxa superior mais alta para o ciclo, coincidindo com o tom do presidente Jerome Powell, de que o banco central está tentando afastar as esperanças do mercado de qualquer reversão de sua política no curto prazo. Barkin também observou que, quando o Fed se reunir para sua decisão política de dezembro, terá visto mais dois relatórios de preços ao consumidor, o primeiro chega nesta quinta-feira.

A presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester e a presidente do Fed de Boston, Susan Collins, devem fazer comentários na segunda-feira, o que pode fornecer mais pistas sobre a política futura do Fed e uma possível desaceleração dos aumentos das taxas.

Na frente econômica, os investidores estão aguardando o relatório CPI na quinta-feira, que dará mais informações sobre os esforços do Federal Reserve para combater a inflação. Um relatório de inflação mais quente pode reforçar aos investidores, a tese de Powell de que mais alta nas taxas de juros pode ser necessária por mais tempo. Uma inflação em queda pode sinalizar que o pivô de alta dos juros esteja próximo.

Na agenda econômica de hoje, o Crédito ao consumidor será divulgado às 17h00.

Várias empresas devem relatar seus balanços na segunda-feira, incluindo a Palantir Technologies, Activision Blizzard, Lyfte Take-Two Interative. A temporada de lucros corporativos está terminando com a maioria das empresas no S&P 500 tendo apresentando seus resultados.

CRIPTOMOEDAS: As criptomoedas operam em queda nesta segunda-feira. Os ativos digitais enfrentarão uma semana movimentada que testará a correlação entre as criptomoedas e as ações em meio a uma onda de importantes notícias macroeconômicas.

Em relação ao cenário macro de 2022 de alta da inflação, aumento das taxas de juros e risco de recessão, as criptomoedas estão cada vez mais correlacionadas com outros ativos sensíveis ao risco, oscilando em sintonia com os índices Dow Jones Industrial Average e S&P 500. A volatilidade na semana passada em torno da última decisão de política monetária do Federal Reserve e do relatório de empregos dos EUA para outubro provaram que fatores macro continuam a pesar sobre os criptoativos.

A próxima semana tem mais catalisadores macro que provavelmente farão os ativos digitais movimentarem A primeira é as eleições de meio de mandato dos EUA na terça-feira, antes dos dados de inflação IPC dos EUA na quinta-feira.

Entre as razões para a queda no espaço cripto, a Solana cai mais de 10%, após se ver no meio de uma disputa entre as exchanges cripto FTX e Binance. O caso começou quando o site CoinDesk revelou na semana passada, que o balanço da FTX e da Alameda Research, empresas do bilionário Sam Bankman-Fried, que se notabilizou por resgatar empresas cripto falidas durante o “inverno cripto” do setor neste ano, eram compostos totalmente pelo token FTT, emitido pela própria FTX, fato até então desconhecido pelo mercado, colocando em dúvida a saúde financeira das empresas. A partir dai, alguns clientes receosos de que a FTX se torne insolvente, começaram a sacar criptomoedas em massa, fazendo despencar as reservas da corretora. Além disso, no domingo, o CEO da Binance, Changpeng Zhao, informou que venderia todos os FTT que a empresa recebeu após se desfazer da participação que tinha na FTX em 2021. Isso afetou a Solana, porque ela é uma blockchain intimamente ligada à FTX e a Bankman-Fried, seus principais patrocinadores.

O Bitcoin cai mais de 2% nas últimas 24 horas para algo em torno de US $ 20.750. A maior criptomoeda permanece próximo de seu nível mais alto em mais de um mês.

O Ether, o segundo maior cripto, caiu 3%, perdendo os US $ 1.600.

Bitcoin: -2,33% em US $ 20.762,10
Ethereum: -3,13%, em US $ 1.575,08
Cardano: -4,08%
Solana: -12,55%
Terra Classic: -5,88%

ÍNDICES FUTUROS - 7h50:
Dow: +0,46%
SP500: +0,50%
NASDAQ: +0,47%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: +2,08%
Brent: -0,10%
WTI: -0,18%
Soja: -0,16%
Ouro: +0,26%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações