Mercados buscam recuperação na semana encurtada devido feriado de Páscoa

 | 06.04.2023 08:13

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados asiáticos fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira, após uma sessão sem brilho em Wall Street, à medida que os temores recessivos provocados por indicações de desaceleração na economia dos EUA alimentam incertezas.

O Kospi da Coreia do Sul liderou as perdas na região ao fechar em queda de 1,44%, a 2.459,23 pontos.

O Nikkei do Japão caiu 1,22% para fechar o dia em 27.472,63 pontos.

O australiano S&P/ASX 200 caiu 0,36% para terminar em 7.219,00 pontos, com ações de energia e mineração pesando sobre o índice. Os pesos pesados do mercado Woodside e Santos caíram 1% e 0,3%, respectivamente. A maior empresa do país, BHP, perdeu 0,4%, enquanto Rio Tinto (LON:RIO) recuou 0,2%. As mineradoras de lítio Allkem registrou queda de 3,5% e Pilbara Minerals perdeu 3,2%, figurando entre as maiores quedas entre as blue chips.

A balança comercial da Austrália em fevereiro aumentou para AU$ 13,84 bilhões (US$ 9,25 bilhões), acima dos AU$ 11,69 bilhões registrados em janeiro e acima das expectativas dos economistas de uma queda para AU$ 11,1 bilhões. As importações de bens e serviços da Austrália em fevereiro caíam 9% em relação ao ano anterior, enquanto as exportações caíram 3%.

O índice Hang Seng de Hong Kong estava sendo negociado com alta de 0,22%, em 20.318,50 pontos.

Na China continental, o Shanghai Composite fechou estável em 3.312,63 pontos, enquanto o Shenzhen Component subiu 0,06%, em 11.866,31 pontos. A atividade do setor de serviços da China continuou a se expandir em março, de acordo com a última leitura do PMI de serviços da Caixin, que subiu para 57,8. A leitura marca o quarto mês de aceleração e atingiu a leitura mais alta desde novembro de 2020.

O banco central da Índia manteve sua taxa de recompra em 6,50% pela primeira vez desde abril de 2022, quando o Reserve Bank of India iniciou seu ciclo de aperto monetário. A taxa de recompra, é a taxa na qual o Reserve Bank of India empresta dinheiro a bancos comerciais ou instituições financeiras na Índia contra títulos do governo. A manutenção era esperado apenas por uma minoria de economistas, enquanto o restante esperava uma alta de 25 pontos-base.

Os mercados da Austrália e de Hong Kong encerram as negociações na semana, já que estarão fechados para o feriado da Páscoa a partir de sexta-feira.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

EUROPA: Os mercados europeus buscam recuperação na quinta-feira, após os investidores ficarem incertos com a perspectiva econômica global durante a semana toda.

O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,2% nas negociações matinais.

O alemão DAX 30 e o francês CAC 40 sobem 0,3% cada, enquanto o FTSE MIB da Itália avança 0,9%.

Na Península Ibérica, o IBE 35 sobe 0,5% e o português PSI 20 sobe 0,6%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,7%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) sobe 0,1%, Antofagasta (LON:ANTO) avança 1%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto sobem 0,9%e 1,4%, respectivamente.

Os preços das casas no Reino Unido em março subiram 0,8% em relação ao mês anterior, a terceira alta mensal consecutiva, de acordo com dados de Halifax, apesar dos economistas esperarem uma queda de 0,3%.

A produção industrial na Alemanha, que compreende a produção em manufatura, energia e construção, subiu 2,0% em fevereiro em comparação com o mês anterior, a segunda alta consecutiva, à medida que os gargalos da cadeia de suprimentos diminuem e os preços da energia se normalizam. A leitura foi menor em relação ao aumento de 3,7% em janeiro, segundo o Destatis. A produção industrial alemã subiu 5,8% desde dezembro e está 0,6% acima dos níveis observados um ano antes, disse Destatis. Economistas esperavam que a produção industrial permanecesse inalterada ao longo do mês.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA lutam para definir uma direção na manhã de quarta-feira, enquanto os investidores avaliam os dados mais recentes do mercado de trabalho divulgados nesta semana.

O relatório de emprego do setor privado da ADP divulgado na quarta-feira mostrou que o crescimento do emprego desacelerou em março, enquanto um relatório de terça-feira mostrou que o número de vagas disponíveis caiu para menos de 10 milhões em fevereiro, a primeira queda em quase dois anos. o índice ISM Services também mostrou crescimento mais lento do que o esperado, aumentando os temores de recessão.

Segundo um analista, os investidores comemoraram os sinais de arrefecimento econômico na esperança de que isso pudesse pressionar o Federal Reserve a mudar o rumo de sua campanha de aumento das taxas de juros nos últimos meses, mas agora eles estão se questionando se o banco central não foi longe demais em sua tentativa de reduzir a inflação, apertando a economia a ponto de uma desaceleração econômica ou recessão.

Durante o pregão regular de quarta-feira, o Nasdaq Composite teve o pior desempenho dos três principais índices, perdendo 1,07%. O S&P 500 caiu 0,25% e o Dow contrariou a tendência, subindo 0,24% em parte devido ao desempenho superior das ações de saúde.

Os rendimentos do Tesouro dos EUA caem na manhã de quinta-feira. Por volta das 5h00 (horário de Brasília), o rendimento da nota do Tesouro de referência de 10 anos era negociado em ligeira baixa, em 3,2828% pontos, o sétimo dia de baixa, a série mais longo desde março de 2020, à medida que crescem os temores de desaceleração econômica. Os rendimentos movem-se inversamente aos preços.

Os movimentos futuros da política monetária permanecem em foco, com o Federal Reserve continuando a combater a inflação e as consequências dos colapsos bancários que causaram turbulência nos mercados de títulos nas últimas semanas. Os mercados estão precificando uma probabilidade de 58,2% de que o Fed deixe as taxas de juros inalteradas em uma faixa de 4,75% a 5,0% após sua reunião em 3 de maio, de acordo com a ferramenta CME FedWatch.

Espera-se que o banco central reduza sua meta de taxa de fundos do Fed para 4,1% até dezembro de 2023, de acordo com os futuros de 30 dias dos Fed Funds.

Os investidores observarão na quinta-feira os dados de pedidos de auxílio-desemprego da semana passada às 9h30, para obter mais informações sobre a força do mercado de trabalho. O presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, também deve falar pela manhã em Arkansas.

A quinta-feira encerrará uma semana de negociação mais curta com o mercado fechado para a Sexta-Feira Santa, mas os investidores ainda aguardam o Payrolls na sexta-feira.

CRIPTOMOEDAS: O ímpeto do rali recente das criptomoedas parecem desaparecer nesta quinta-feira.

O Bitcoin caiu 2% nas últimas 24 horas, perdendo o nível psicologicamente importante de US $ 28.000, apesar da maior ativo digital permanecendo em torno dos níveis mais altos desde junho passado, quando o crash das criptomoedas acelerou.

Os ativos digitais, apesar de um cenário regulatório cada vez mais nebuloso e complexo, permanecem altamente sensíveis às forças macro e correlacionados com as ações, movendo-se em sintonia com o Dow Jones Industrial Average e o S&P 500. O notável rali do Bitcoin neste ano, com ganhos de cerca de 70%, veio em meio à expectativas de que o Federal Reserve mudará a política monetária para um ritmo mais lento de aumentos das taxas de juros e, possivelmente, até cortes de juros em breve.

O aumento nas taxas de juros visto no ano passado, devido uma campanha do Fed para combater a inflação de décadas com condições financeiras mais apertadas, foi uma força motriz na liquidação de ações e criptos, mas os sinais recentes de que a inflação está esfriando e que os aumentos de juros estão tendo efeitos dolorosos, incluindo a introdução de grandes tensões entre os bancos, fizeram com que os operadores moderassem suas expectativas de um banco central agressivo.

Com as tendências de negociação do Bitcoin tão envolvidas com a política do Fed, a divulgação na sexta-feira do relatório de empregos dos EUA para março, um indicador-chave para o Fed, que monitora as pressões inflacionárias e a saúde da economia, será observado de perto. E a reação do Bitcoin provavelmente será um dos principais indicadores de como as ações reagirão, já que o mercado de ações está fechado para a Sexta-Feira Santa, enquanto os ativos digitais são negociados 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Além do Bitcoin, o Ethereum, a segunda maior criptomoeda, caiu mais de 2%, perdendo o nível de US $ 1.900. Criptos menores ou altcoins também caem, enquanto as memecoins registram perdas mais significativas.

Bitcoin: -2,28% em US $ 27.850,00
Ethereum: -2,65% em US $ 1.861,66

ÍNDICES FUTUROS - 7h55:
Dow: +0,02%
S&P500: -0,06%
NASDAQ: -0,29%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: -1,00%
Brent: -0,25%
WTI: -0,32%
Soja: -0,46%
Ouro: +0,03%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações